Novo Eclipse Cross não é mais um Mitsubishi – é um Renault Scenic elétrico
Agora somente elétrico, o SUV médio entra para a "turma" dos compartilhamentos de projetos entre Mitsubishi e Renault
O Mitsubishi Eclipse Cross chega irreconhecível à sua segunda geração. E nem é por ser um modelo totalmente novo ou por ter se tornado exclusivamente elétrico, mas sim por não ter mais a alma de um Mitsubishi. Agora, o SUV é basicamente um Renault Scenic E-Tech sem o logotipo da marca francesa, e exclusivo para a Europa.
Ele é resultado de mais um compartilhamento entre Renault e Mitsubishi, cuja aliança já dá origem a modelos como os Mitsubishi Colt (um Clio remodelado), ASX (na prática, um Captur) e o Grandis (um Symbioz). Isso acontece para uma redução de custos.
Embora ganhe elementos visuais com identidade da Mitsubishi, é possível notar facilmente heranças do Scenic E-Tech. Na dianteira, por exemplo, a porção central faz o clássico “escudo” da japonesa – mas sem uma grade central, já que o Eclipse Cross é elétrico.
Também há as peças de iluminação inferiores, com traços horizontais de led, como parte da nova linguagem da marca. Mas os faróis altos e esguios são semelhantes, assim como o capô, que tem o mesmo corte, mas vincos centrais exclusivos no Mitsubishi.
De lado, apenas as rodas são diferentes entre os modelos. No caso do Eclipse Cross, podem ter 19 ou 20 polegadas, e acabamento sempre diamantado. A traseira é ainda mais parecida, mesmo que o para-choque seja novo. É que as lanternas têm exatamente o mesmo formato, mas disfarçam bem com o layout exclusivo de iluminação e com a faixa em preto interligando as peças.
No interior, não há o que disfarçar. A única diferença fica para o miolo do volante, que troca o losango único da Renault pelos três losangos da Mitsubishi – além, é claro, de revestimentos próprios. O restante é idêntico, com um quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia vertical, de 12 polegadas.
A lista de equipamentos é recheada, com sistema de som Harman Kardon, iluminação ambiente de led com diversas opções de cores, teto de vidro eletrocrômico, sistemas integrados Google na multimídia, sistemas de condução semiautônomos, carregador de celulares por indução, modos de condução, entre outros.
Nada muda na mecânica do Scenic E-Tech para o Eclipse Cross. Eles compartilham o motor elétrico dianteiro de 218 cv de potência, acompanhado por uma bateria de 87 kWh. Segundo a Mitsubishi, suficiente para uma autonomia de até 600 km. A recarga pode ser feita a até 150 kW.
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