Novo Dacia Spring é Kwid elétrico da Europa, mas com visual do Duster
Modelo elétrico de entrada da marca na Europa, o carro passou por uma reestilização e agora está mais parecido com o Duster
A Dacia, subsidiária da Renault, aproveitou a atualização da identidade dos seus carros para fazer uma reestilização no Dacia Spring , seu carro elétrico de entrada que também é irmão do Renault Kwid E-Tech vendido no Brasil. Agora, parece uma versão menor da nova geração do Duster.
A Dacia e a Renault fazem parte do mesmo conglomerado de empresas, então alguns nomes e modelos também são compartilhados. O Dacia Duster, que serviu como inspiração para o Spring, foi responsável por estrear o novo estilo de grade que se integra com os leds dos faróis. Esse design também se estendeu aos novos Sandero, Logan e Stepway.
No Dacia Spring, as mudanças deixaram o compacto elétrico com aspecto mais robusto com nova grade, faróis de led e uma área maior sem pintura nos para-choques. A ideia é emular protetores e integrar os para-choques com as molduras nas caixas de roda.
A traseira também recebeu essa atualização para ficar mais “aventureiro”, quase como um mini SUV. O para-choque diferente combina com a barra plástica que integra as novas lanternas, também de led. A lateral exibe as novas rodas de 16 polegadas e ajustes nos pára-lamas, que ganharam um dente ao redor das molduras.
Na parte de dentro, o antigo painel foi aposentado e deu lugar a um menos simples: tem quadro de instrumentos digital, agora composto por uma tela de verdade com 7 polegadas, uma nova central multimídia com tamanho generoso, de 10 polegadas, novos comandos de ar-condicionado e um seletor de marcha do tipo joystick, como o do Kardian, no console.
O acabamento e as portas continuam bem simplórios, mas a Dacia adicionou um sistema de acessórios YouClip, permitindo aos proprietários personalizar o interior. O carro elétrico também ganhou pacote básico de ADAS.
Motor sem alterações
A Dacia não viu necessidade em alterar os motores elétricos do Spring. Segue disponível com versões de 44 cv ou 64 cv de potência. Números muito baixos, mas, quando pensamos na funcionalidade do carro para uso urbano, até que faz sentido.
A bateria também não sofreu nenhuma alteração, segue a mesma de 26,8 kWh, que permite uma autonomia de até 220 km com apenas uma carga. Isso se dá pelo baixo peso do modelo, apenas 984 kg. O carregamento lento é de 11 kW AC e 30 kW DC na recarga rápida.
O preço oficial do Dacia Spring 2024 ainda não foi divulgado, mas a empresa afirma que ele seguirá sendo o elétrico mais barato da Europa. As entregas do carro, que é feito na China junto com o Kwid E-Tech, devem começar apenas no final deste ano e, portanto, com valor abaixo dos £ 18.000 (R$ 112.000)