Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Novo BYD Han híbrido roda 1.300 km com um tanque e é mais rápido que um M3

Sedã híbrido ainda tem versão esportiva com 490 cv e que promete chegar aos 100 km/h em 3,7 segundos

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 mar 2022, 12h08 - Publicado em 16 mar 2022, 12h03
byd-han-dmp-dmi
 (BYD/Divulgação)
Continua após publicidade

Nós já tivemos um primeiro contato com o BYD Han EV, versão elétrica do sedã que começa a ser vendida no Brasil em maio. Na China, ainda existia uma versão híbrida com motor 2.0 a gasolina enviando sua força para as rodas da frente e um elétrico atrás, que juntos somavam 436 cv.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Agora há outras duas novas configurações, com direito a uma configuração voltada para a alta performance e que promete superar o BMW M3 em desempenho.

Trata-se dos novos BYD Han DM-i e DM-p. O que eles têm de tão especial em comum é que seu motor a gasolina é menor, um 1.5 turbo de 139 cv, e que na maior parte das vezes atua apenas para gerar energia para os motores elétricos e recarregar as baterias

byd-han-dmi
(BYD/Divulgação)

No caso do BYD Han DM-i, o motor elétrico dianteiro tem 197 cv e o traseiro, 218 cv, chegando à soma de 415 cv. O modo paralelo, quando o motor a gasolina também impulsiona o carro, só é usado em situações bem específicas por meio do acoplamento de uma embreagem. E ele é conectado diretamente ao diferencial traseiro, em um sistema muito parecido com o do Honda Accord e:HEV. Portanto, não há câmbio.

Continua após a publicidade
byd-han-dmi
(BYD/Divulgação)

 A bateria é uma Blade, ou seja, de fosfato de ferro-lítio, e tem capacidade de 37,5 kWh – contra 15,2 kWh no Han DM – e pode ser carregada em uma tomada. A BYD divulga autonomia de 242 km em modo puramente elétrico e que a autonomia com um tanque cheio, no ciclo de testes NEDC, é de 1.300 km. O consumo homologado em modo híbrido, com o motor a gasolina em ação, é de 23,8 km/l. 

byd-han-dmp
(BYD/Divulgação)

O Han DM-p não prioriza tanto o consumo, mas sim a performance. Nele, o motor dianteiro tem 218 cv enquanto o traseiro passa a ter 272 cv. São exatamente os mesmos motores do Han 100% elétrico, que somam 490 cv. A autonomia do motor elétrico é reduzida aos 202 km, mas a BYD promete que ele chega aos 100 km/h em 3,7 segundos.

Continua após a publicidade

Este é o ponto. O novo BMW M3 Competition Track testado por Quatro Rodas precisou de 3,9 s para chegar aos 100 km/h com seu motor seis cilindros 3.0 biturbo de 510 cv.

byd-han-dmp
(BYD/Divulgação)

No visual, o que diferencia o Han DM-p são as rodas, os pneus e o sistema de freios Brembo, mais potente. Mas as duas novas configurações híbridas têm para-choque, grade frontal e lanternas traseiras exclusivos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Há poucas mudanças na cabine, que mantém a tela giratória de 15,6 polegadas para a central multimídia e o quadro de instrumentos digital de 12,3″. Mas há novos equipamentos, como a opção de couro natural para os bancos.

Os preços para a China ainda não foram divulgados, mas o BYD Han DM-p será ainda mais caro que a versão 100% elétrica.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 755 de QUATRO RODAS já está nas bancas!

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.