Novo BYD Dolphin fica maior, mais potente e já roda em testes na China
Dolphin reestilizado estreará na China nos próximos meses e, além do visual, também ficará 17 cm maior e terá motor do Yuan Pro

O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) já divulgou as principais novidades da reestilização do BYD Dolphin. E agora, o hatch já está sendo testado em sua terra natal.
Nos flagras divulgados pelo site Car News China, o Dolphin aparece com uma camuflagem moderada. Ela esconde bem a traseira, onde o modelo ganhou uma lanterna com novo desenho interno e para-choque redesenhado.
As rodas também estão completamente cobertas, mas o MIIT já divulgou que elas terão diversas opções de design e tamanho de 16’’ ou 17’’.

Mas na dianteira, é possível ver todas as novidades, já que a camuflagem escondendo apenas o capô. Nesse facelift — não é uma troca de geração — o Dolphin ganha faróis mais afilados que avançam para os para-lamas e uma pseudo-grade menor e lisa, sem as linhas decorativas do modelo atual. O para-choque também muda, ficando com um visual mais limpo, com menos vincos e entradas de ar.

As mudanças não ficarão apenas no visual. O Dolphin vai crescer, aumentando seu comprimento para 4,29 m. Na verdade, essa é a medida do Dolphin Plus, que foi “esticado” para ter um melhor desempenho no testes de colisão do NCAP europeu e australiano. Mas a BYD decidiu padronizar esse comprimento também para a versão mais barata, que atualmente mede 4,12 m.
Altura, largura e comprimento manterão as medidas de 1,77 m, 1,57 m e 2,70 m, respectivamente.
Outra novidade do novo Dolphin é que ele ganha uma nova opção de motor elétrico de 177 cv, o mesmo do Yuan Pro vendido no Brasil. Ele será o intermediário da linha, já que os motores de 95 cv e de 204 cv do Dolphin Plus continuarão disponíveis.

Por isso, o MIIT lista três pesos distintos para o novo Dolphin: 1435 kg, 1480 kg e 1600 kg. Em relação às baterias, ele deve continuar ofertando as mesmas opções, sendo a de 44 kWh (291 km de autonomia segundo o Inmetro) e 60 kWh (330 km), que equipam a versão padrão e Plus, respectivamente.
Na China, espera-se que o novo Dolphin seja lançado já nos próximos meses, enquanto no Brasil ainda não há uma dada para sua chegada.