Novo Audi A6 elétrico vem ao Brasil ainda em 2025 com até 750 km de autonomia
Audi A6 Sportback e-tron é elétrico de última geração com o mesmo estilo do A7 Sportback e já tem data para chegar ao Brasil

Depois do Q6 e-tron, o Audi A6 Sportback e-tron será o próximo carro elétrico de nova geração vendido no Brasil. Seu lançamento foi confirmado para o início do segundo semestre, mas apenas na carroceria Sportback, o cupê de quatro portas que substitui a antiga versão sedã e, ao mesmo tempo, o antigo A7 Sportback.
A Audi não adiantou detalhes sobre motores e bateria, mas a configuração para o mercado europeu aponta bons destaques do novo Audi A6 e-tron. O modelo é baseado na plataforma PPE, a mesma do novo Audi Q6 e do Porsche Macan EV, que tem arquitetura de 800V e motores de última geração e as baterias mais modernas a disposição no Grupo Volkswagen.

Mesmo o A6 Sportback mais simples é capaz de rodar 750 km sem recarregar, de acordo com o padrão de medição europeu – tende a ser menor no padrão brasileiro. Isso se dá pela bateria com capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 kWh líquidas) e que recarrega a uma potência de até 270 kW. Mas a eficiência da plataforma e da aerodinâmica são providenciais para este resultado.

Se o Audi 100 bateu recorde em 1992 com coeficiente aerodinâmico de 0,30, o novo Audi A6 e-tron Sportback (misto de sedã e cupê) consegue 0,21 cx (o melhor número dentro do Grupo VW), enquanto o Avant defende seus 0,24 cx. Neste caso, ter promovido o sedã a cupê de quatro portas contribui com a aerodinâmica.

Mas há outras estratégias, como as tomadas de ar no para-choque que criam cortinas de ar ao redor das rodas (que podem ser ainda mais aerodinâmicas a depender do desenho e da escolha de calotas aerodinâmicas), o assoalho plano e com vários componentes otimizados, difusor traseiro otimizado (e com uma peça adicional na perua) e ainda tem a oferta, como opcional, da segunda geração dos espelhos retrovisores digitais – as câmeras são mais eficientes cortando o ar do que os retrovisores -, que agora são rebatíveis.

Por dentro, chama a atenção a luz ambiente que vai de porta a porta passando pela parte superior do painel, mais rente ao para-brisa, como no Q6. As superfícies têm partes macias no painel e nas portas. E quando há retrovisores digitais, a imagem é projetada em telas instaladas em prolongamentos na parte superior dos painéis de porta, bem mais próximo da posição de um espelho convencional. Controles dos faróis também ficam nas portas.
Nos A6, há um motor traseiro de 387 cv, que permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. Na Europa, o Audi A6 Sportback e-tron tem duas configurações de acabamentos disponíveis. Resta saber qual será a escolhida para chegar ao Brasil nos próximos meses.












