Os valores de carros elétricos deram uma boa recuada desde o ano passado. E isso também se aplica agora aos modelos de luxo, já que a Mercedes anunciou os novos EQE 350+, nas versões sedã e SUV, e o EQS 450 4MATIC SUV com preços mais em conta.
O EQE 350+ chega em dois tipos de carrocerias (sedã e SUV), com objetivo de substituir o EQE 300 vendido até então. Já o novo EQS 450 SUV chega para aposentar o EQS 450+, trazendo como novidade a tração integral 4MATIC.
Os EQE 300 substituídos custavam R$ 707.900, para a o sedã, e R$ 698.900, para o SUV. A nova variante do três volumes ficou bem mais barata, tendo um “desconto” de exatos R$ 58.000. Já o EQS atualizado, que beirava a casa do R$ 1 milhão, teve uma redução de quase R$ 60.000.
- Mercedes-Benz EQE 350+ Sedã: R$ 649.900
- Mercedes-Benz EQE 350+ SUV: R$ 699.900
- Mercedes-Benz EQS 450 4MATIC: R$ 939.900
Mercedes-Benz EQE 350+ Sedã e SUV
Estreantes no mercado brasileiro, a dupla EQE chega para oferecer mais potência e autonomia em relação ao antigo EQE 300.
Ambos estão equipados com um motor elétrico traseiro, que agora gera 292 cv de potência — 44 cv a mais em comparação ao antecessor. O torque é de 57,6 kgfm. O desempenho também é bem semelhante, com o sedã fazendo o 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e o SUV em 6,9 segundos, segundo a Mercedes.
A bateria, feita de íons lítio, também é maior e tem capacidade de 96 kWh — cerca de 7 kWh a mais que o anterior. Esse novo sistema disponibiliza ao carro uma autonomia de até 421 km para o sedã e 401 km para o SUV, segundo o Inmetro. A recarga suporta carregadores de 22 kW, em corrente alternada, até 170 kW, em corrente contínua.
Além do compartilhamento de motorização, os dois modelos trazem a mesma lista de equipamentos, com destaque para o pacote visual AMG Line, conjunto completo de sistemas ADAS, tela central de 12,8 polegadas, faróis totalmente em led e o famoso sistema de esterçamento do eixo traseiro, que auxilia em manobras e balizas. Os carros já estão disponíveis nas concessionárias Mercedes.
Mercedes-Benz EQS 450 4MATIC SUV
O novo modelo substitui o seu irmão EQS 450+, e traz como destaque o sistema de tração integral 4MATIC com função Torque Shift, que distribui o torque dos dois motores elétricos (dianteiro e traseiro) de forma contínua. A distribuição é controlada em cinco modos: eficiência, recuperação, tração, escorregadio e fora-de-estrada.
Como dito, são dois motores elétricos que entregam 360 cv e 81,5 kgfm de torque combinados. O desempenho de 0 a 100 km/h é de 6,1 segundos, segundo a Mercedes.
A bateria é enorme, com 118 kWh de capacidade, disponibilizando ao carro uma autonomia de até 470 km, segundo Inmetro.
Visualmente, o 450 4MATIC também traz o interior e exterior AMG Line, além do visual específico e padrão de todos os carros elétricos da Mercedes.
A lista de equipamentos tem como destaque assentos revestidos em couro Nappa, pacote ADAS completo, faróis totalmente em led, tela central de 17,7” e tela do passageiro de 12,3”. O carro já está disponível por R$ 939.900 nas concessionárias da marca alemã.