A Fisker, fabricante hoje especializada veículos elétricos, revelou sua inédita picape elétrica, a Fisker Alaska. O anúncio foi feito em evento onda a fabricante anunciou seus lançamentos para os próximos anos, como o esportivo Ronin, o hatch compacto Pear e o Force E, uma versão aventureira do SUV Ocean. Todos serão lançados até 2026.
Ao contrário das picape elétricas de grande porte existentes à venda nos Estados Unidos, a Fisker Alaska será posicionado como uma picape aventureira. Sem ter divulgado especificações, a Fisker afirma que a Alaska será a picape elétrica mais leve do mercado, o que a tornará mais ágil e aumentará sua autonomia.
Por falar em autonomia, a Alasca terá um alcance estimado entre 370 e 547 quilômetros, quando com as mesmas baterias de 113 kWh do Ocean.
Em porte, a Alaska lembra mais a Rivian R1T do que a Ford F-150 Lightning. A picape terá uma caçamba de 1,3 metros, mas será equipada com a chamada “Porta Houdini”, que permite expandir o espaço de carga para 2.7 metros de espaço plano ao abrir um acesso à cabine pela caçamba.
A empresa informou que o preço inicial será de U$ 45.400 antes dos incentivos fiscais. Essa estratégia faz dela a picape elétrica mais barata dos Estados Unidos. Mas vale considerar que poderão mudar os preços com o tempo, como fizeram com o Ocean, que teve aumentos significativos no período entre sua apresentação e seu lançamento.
A Fisker pretende lançar a picape Alasca em 2025. A empresa acredita que sua plataforma FT31, uma modificação da base do Ocean, permitirá um processo de produção mais rápido e eficiente.