Nissan Leaf e March terão nova geração ainda em 2025, mas não serão como antes
O Leaf deixa de ser um hatch e passa a ser um SUV; o Micra será exclusivo para a Europa e sempre elétrico

A Nissan revelou ao mundo que, para enfrentar a grave crise, tem grandes planos para um futuro breve. A empresa revelou teasers de diversos modelos a serem lançados nos próximos anos, em uma promessa de ter 14 novos carros até 2027. Entre eles, estão a nova Frontier e o novo Sentra, mas também modelos antes sem futuro definido, como Leaf e March (ou Micra, na Europa).
Um dos primeiros carros elétricos vendidos no Brasil, o Nissan Leaf já não era mais produzido em locais como o Reino Unido e não tinha indicações de um sucessor. Porém, o modelo renasce baseado na plataforma CMF-EV, do “irmão” maior Ariya, que promete mais eficiência na gestão energética e “melhorias significativas” na autonomia em relação à geração anterior. Ele também terá, pela primeira vez em um Nissan elétrico, tomada de recarga do tipo NACS, utilizada pela Tesla.

As novidades do elétrico vão além, já que ele deixa de ser um hatch e retorna como um SUV de aparência limpa e moderna, com direito a iluminação full led, rodas de 19 polegadas e teto solar panorâmico. Ele terá mais detalhes revelados em meados deste ano, segundo a marca, mas considerando a mecânica do Ariya, o novo Leaf poderá ter versões com tração 4×2 ou 4×4, e autonomia superior a 500 km.

Quem também seguirá vivo, mas reinventado, será o Micra – no Brasil, chamado de March. O modelo, cujo conceito foi revelado em 2022, começará a ser vendido até o final de 2025 exclusivamente na Europa e será sempre elétrico.
Ele terá no visual um de seus argumentos, assim como nas gerações anteriores – embora o visual do hatch tenha passado por momentos polêmicos. Ainda não há informações sobre o conjunto mecânico, que poderá ser semelhante ao do “primo” Renault R5 E-Tech, com quem o novo Micra compartilha plataforma. O compacto da Renault pode ter 95 cv, 122 cv ou 150 cv, além de baterias de 40 ou 52 kWh. A autonomia fica próxima aos 400 km, no ciclo WLTP.