Nio ET9 é chinês com conforto de primeira classe para ser anti-Maybach
SUV cupê chinês quer acabar com concorrência estrangeira trazendo muito conforto aos passageiros e nova arquitetura elétrica para carregamento ultrarrápido
Cada vez mais os chineses estão se esforçando para fortalecer o mercado interno e oferecer alternativas locais aos modelos estrangeiros. A novidade agora vem da montadora Nio, que criou o SUV ET9 para concorrer diretamente com o Mercedes-Maybach EQS.
Olhando pela silhueta, o ET9 parece ser bem longo, graças a sua carroceria no estilo cupê com um extenso caimento na traseira — que até lembra um sedã, em partes. Na verdade, ele é mesmo: são 5,28 m de comprimento e 3,25 m de entre-eixos. Tudo isso para oferecer conforto de primeira classe aos passageiros do banco traseiro.
Mas embora sua forma seja um tanto diferente, por ser longa e alta — são 20 cm de altura em relação ao solo, que parecem mais graças às rodas de 23’’ — o resto do design externo é bem minimalista. Na frente, luzes diurnas bem finas acompanham o ‘bico’ do capô. Mais abaixo há os faróis principais verticais e para-choque com uma pequena abertura. Enquanto na traseira há uma luz que corta todo o meio do porta-malas e a principal atração é um spoiler retrátil.
Por dentro as coisas são diferentes. O ET9 investe em muito conforto para os dois passageiros do banco traseiro, típico de um ‘carro de patrão’. Os assentos são individuais e podem ser ajustados em 18 posições e reclinar em até 45º. Há até um apoio para os pés na base das poltronas.
Separando os dois bancos, há um apoio de braço com carregador por indução, uma tela para controlar algumas funções do veículo e uma mesinha suspensa. Por falar em telas, atrás de cada assento dianteiro há um display OLED de 14,5’’. Para não ter briga, o teto solar tem parassóis individuais para cada passageiro, que podem manter suas bebidas sempre geladas dentro do frigobar de 10 litros.
A Nio também apostou na inovação mecânica do seu SUV de luxo. Para o ET9 foi construída uma plataforma elétrica totalmente nova de 900V, que permite recuperar 260 km de alcance em apenas 5 minutos. Já a bateria de 120 kWh pode ser totalmente retirada e atualizada. O processo de troca de bateria leva apenas 3 minutos, segundo o fabricante.
A bateria de íons de lítio alimenta dois motores, um em cada eixo. O traseiro é do tipo W-Pin, que promete maior eficiência energética, e contribui com 462 cv, podendo operar em até 20.000 rpm. Enquanto isso, o motor de indução dianteiro tem 244 cv. Combinados, os dois geram até 707 cv.
O ET9 também tem outras capacidades, como seu chassi de alta rigidez feito com alumínio, magnésio e materiais compostos. Outra novidade é que o carro não possui conexões mecânicas na direção, graças ao sistema “steer by-wire”, que permite que essa função seja operada de forma totalmente elétrica por fios. O SUV também tem suspensão ativa, que atua individualmente em cada roda, e eixo traseiro esterçante.
Para controlar tanta tecnologia, a Nio está usando o primeiro processador automotivo de 5 nm do mundo. Ele é capaz de executar até 6 trilhões de comandos por segundo, graças aos seus 32 núcleos. O ET9 ainda tem funções de direção autônoma com os sistemas Nio Assisted & Intelligent Driving e o Navigate on Pilot Plus.
Marcado para estrear só em 2025, o Nio ET9 já está em pré-venda, com um valor de sinal equivalente a US$ 112.000, ou aproximadamente R$ 542.300.