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Mustang elétrico vende mais que o Mustang raiz pela primeira vez na história

Versão elétrica cresce rapidamente de um ano para o outro e ultrapassa em quase 10.000 unidades variante a combustão

Por Lucas Parente
Atualizado em 8 jan 2025, 07h46 - Publicado em 8 jan 2025, 07h00
2024 Mustang Family
Ford Mustang e Ford Mustang Mach-E (Divulgação/Ford)
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O Chevrolet Camaro e Dodge Challenger já estão fora de linha há algum tempo, deixando o Ford Mustang como único (ou último) muscle car à venda. Mas isso não foi tão bom assim para o esportivo da Ford.

A falta de concorrentes não alavancou as vendas do Ford Mustang nos Estados Unidos em 2024. Pelo contrário: foi seu pior ano da história e, pasmem, chegou a vender menos que o SUV elétrico Mustang Mach-E, – que muitos não consideram digno do nome.

mustang Gt performance
(Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

As vendas do Ford Mustang por lá estavam “boas” até ano retrasado, atingindo 48.605 unidades emplacadas nos Estados Unidos, sendo o muscle car mais vendido do mundo. Muito semelhante a 2022, com 47.566. Em 2024 a Ford emplacou apenas 44.003 Mustang, marcando um declínio de 9,5% em relação a 2023.

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A situação no Brasil foi completamente diferente. Dos 700 Ford Mustang emplacados por aqui em 2024, apenas 138 unidades foram do elétrico Mach-E e todas as demais 562 unidades tinham o bom e velho motor V8 5.0 Coyote. Por aqui, ambos são esportivos aspiracionais, compras longe de serem racionais ainda que sejam completamente diferentes entre si.

Ford Mustang Mach-E testado por QUATRO RODAS4
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Nos Estados Unidos o Ford Mustang é um carro comprável: há versões com motor 2.3 turbo que partem dos 33.000 dólares. E mesmo assim suas vendas vinham piorando nos últimos anos, pois 2022, 2023 e 2024 foram os três piores anos da história do Mustang.

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O Mach-E, em contrapartida, vem em ascensão desde 2023, quando acumulou 40.771 unidades. No ano passado, suas vendas tiveram um aumento de 26,9%, alcançando pela primeira vez 50.000 emplacamentos – ou 51.745 para ser mais específico.

Isso é quase um alívio para a Ford, já que a baixa nas vendas do Mustang clássico vêm se perpetuando nos últimos anos. Movimento muito semelhante ao que aconteceu com o Chevrolet Camaro, antes da GM encerrar sua produção.

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Ford Mustang Mach-E testado por QUATRO RODAS2
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

A mudança no perfil dos compradores não é o único motivo para a baixa do modelo. Incentivos generosos também têm muita influência para a alta do Mach-E.

Apesar da diminuição das vendas, a Ford afirma que manterá o Mustang vivo o máximo de tempo possível. Segundo a marca, eles querem manter o motor V8 vivo em conjunto da eletrificação de sua frota.

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