Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Mobi elétrico? Como é carro chinês que a Stellantis venderá no Brasil

Leapmotor T03 tem trejeitos de Fiat Mobi, mas é um pouco maior, mais equipado e promete autonomia de 280 km no ciclo europeu

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 14 Maio 2024, 14h11 - Publicado em 30 out 2023, 08h37
Leapmotor T03 que pode ser produzido pela Stellantis
Leapmotor T03 ou "Mobi elétrico" (Leapmotor/Divulgação)
Continua após publicidade

Antes as fabricantes ocidentais precisavam se juntar às chinesas para vender na China. Agora, o movimento é das fabricantes ocidentais se juntando às fabricantes chinesas para ter competitividade no mercado de carros elétricos. Foi o que fez a Stellantis.

O conglomerado que reúne marcas como Fiat, Jeep, Citroën e Peugeot anunciou a aquisição de 20% da startup chinesa Leapmotor em troca do investimento de US$ 1,6 bilhão na marca em outubro de 2023. O negócio permite que a Stellantis utilize as tecnologias da Leapmotor e também lhe dá os direitos exclusivos para produção, venda e exportação de veículos Leap em todos os mercados fora da China.

É isso que a Stellantis fará. Em 2024, os carros da Leapmotor serão lançados na Europa e, em seguida, chegarão a mercados como Índia e Ásia-Pacífico (excluindo a China), Oriente Médio, África e América do Sul. O lançamento da nova marca no Brasil e no Chile já está confirmado.

Para os padrões da China, a Leap ainda é uma marca pequena. Têm apenas três carros à venda (o quarto foi apresentado no Salão de Munique há um mês) e teve 100.000 carros vendidos em 2022, número que neste ano foi superado em setembro. Mas o SUV C11 e o sedã C01 são vendidos em versão elétrica e EREV, que usa um motor a combustão apenas para gerar energia para o elétrico, uma tecnologia que interessa à Stellantis.

Leapmotor T03
Leapmotor T03 (Leapmotor/Divulgação)
Continua após a publicidade

Outro carro é o Leapmotor T03, um carro elétrico compacto que, de perfil, até lembra o Fiat Mobi brasileiro. Ele já é vendido em alguns mercados da Europa por cerca de 25.000 euros como uma alternativa ao Dacia Spring, gêmeo do Renault Kwid E-Tech, e ao novo Citroën e-C3.

Compartilhe essa matéria via:

O Leap T03 é cerca de 7 cm maior que um Mobi. Tem 3,62 m de comprimento, 2,40 m de entre-eixos, 1,65 m de altura e 1,58 m de altura, com apenas 210 litros de capacidade no porta-malas. Não surpreende, portanto. que pese apenas 1.203 kg.

Continua após a publicidade
Leapmotor T03
(Leapmotor/Divulgação)

Seu motor elétrico tem 109 cv e 16 kgfm, e é montado na dianteira. A promessa é de um zero a 100 km/h em 12 segundos com velocidade máxima de 120 km/h. A bateria, de íons de lítio, tem 41,3 kWh de capacidade e aceita recarga rápida de até 45 kW. A autonomia no ciclo europeu é de 280 km. 

O Leap T03 tem piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, monitor de cansaço e leitura de placas, além central multimídia de 10,1 polegadas que concentra desde o comando do ar-condicionado ao comando do limpador de para-brisas.

Continua após a publicidade
Leapmotor T03
(Leapmotor/Divulgação)

A plataforma elétrica do Leap T03 é menor que a eCMP da Stellantis, atualmente o seu padrão entre os carros elétricos compactos. Mas o projeto chinês poderia ser aproveitada para dar origem a carros elétricos ainda menores e mais baratos. Ou mais equipados.

Continua após a publicidade

Mas a Leapmotor aparenta ter mais tecnologias que interessaram à Stellantis em seus carros mais caros, como a arquitetura eletrônica e elétrica, chamada Heracles, controlada por chips Snapdragon e os sistemas de condução avançada comandados pelo chip OrinX da NVidia, com direito a LiDar montado no teto das versões mais caras.

Leapmotor C01.
O Leapmotor C01 é o carro mais tecnológico da empresa atualmente (Leapmotor/Divulgação)

Também dependendo da versão, os elétricos da Leapmotor podem ter arquitetura elétrica de 500V ou 800V. A lista de sistemas proprietários da empresa incluem o pacote de baterias, o sistema de gerenciamento de energia e conjunto elétrico PanGu, os primeiros de produção em massa com motor refrigerado a óleo e que promete eficiência de 94,6%.

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.