Mibot, o carro de R$ 40.000 que está popularizando os elétricos no Japão
Ele não é bonito ou grande, mas custa menos que muitas motos e pode revolucionar o uso urbano do automóvel

A mobilidade urbana pode ser muito mais pragmática, como demonstra o sucesso do Mibot. Este pequeno carro elétrico japonês custa o equivalente a menos de R$ 40.000 e só tem espaço para um passageiro, mas é ideal para as ruas estreitas japonesas. E faz relativo sucesso no Japão, onde as vendas de carros elétricos ainda é incipiente.
O carro é criação de Kazunari Kusunoki, fundador da startup KG Motors. O Mibot tem aproximadamente 2,5 m de comprimento, 1,1 m de largura e menos de 1,5 m de altura, não passa dos 60 km/h e sua capacidade de carga máxima é 100 kg, mas cumpre a promessa de ser prático e barato.

A proposta está clara: oferecer um meio de transporte acessível, extremamente prático e fácil de guardar. O mais curioso? Ele é tão pequeno que cabe dentro da traseira de uma van Toyota HiAce, algo mostrado pela própria montadora em um vídeo de divulgação.
A intenção também é demonstrar soluções de micro mobilidade para entregas rápidas e deslocamentos em grandes centros urbanos, substituindo motos ou até mesmo as bicicletas elétricas.

O KG Mibot custa 1 milhão de ienes japonês, o equivalente a 6.900 dólares ou R$ 38.605. Nos Estados Unidos, poderia custar menos que o crédito fiscal de incentivo para veículos elétricos, que é de U$ 7.500. Isso significa que, em mercados como o norte-americano, o Mibot poderia sair praticamente de graça.

As vendas do Mibot no Japão estão indo bem. De 2022 até agora, já teve 2.250 unidades vendidas, enquanto a Toyota só vendeu 2.000 carros elétricos ao longo de 2024. A BYD conseguiu vender cerca de 2.200 por lá no mesmo período.