Entre os carros elétricos mais vendidos da Europa, o MG4 EV é fabricado na China pela SAIC Motor, mas vendido sob a marca britânica MG (Morris Garages). E o novo MG4 XPower é a versão mais potente do hatch, que até tem chances de ser vendido no Brasil.
O MG4 XPower é a versão britânica do MG Mulan Triumph Edition chinês. Tem as mesmas rodas de liga leve de 18 polegadas com pinças de freio laranja, detalhes que imitam aço escovado no acabamento e a carroceria pintada na tonalidade Racing Green, exclusiva do modelo. Porém, o modelo recebeu atualizações mecânicas significativas, com a marca prometendo desempenho de um hiperhatch.
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A frente mais baixa e os faróis estreitos são traços do estilo do modelo, assim como as lanternas traseiras interligadas sob o vidro traseiro e o para-choque com peça que simula um extrator.
Por dentro, o que chama atenção é a simplicidade, com todas as informações concentradas em telas, poucos botões físicos e console central apenas com seletor de marcha e acionamento do freio de estacionamento. A cabine é toda preta, mas há partes em Alcantara nas portas e bancos.
Agora a parte mais interessante do carro: os motores. São dois elétricos, um em cada eixo, sendo que o dianteiro tem 205 cv e o traseiro, mais 230 cv. Combinados, entregam 435 cv e até 61,1 kgfm de torque. A potência é transmitida com ajuda do Sistema de Controle Dinâmico de Curvas, que combina um diferencial de travamento eletrônico com vetorização de torque.
Toda essa combinação é suficiente para posicionar o novo MG4 como o “MG de produção mais potente de todos os tempos”, tendo um 0 a 100 km/h em incríveis 3,8 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h, bastante para um carro elétrico.
Para essa combinação toda funcionar, o MG4 XPower tem acerto de chassi voltado a esportividade, tendo uma suspensão 25% mais rígida (mola e amortecedores recalibrados, além de barras estabilizadoras mais rígidas), direção mais responsiva, um conjunto de freios a disco de 345 mm (13,6 polegadas) e frenagem regenerativa mais forte.
O MG4 XPower custa o equivalente a R$ 250.000, enquanto a versão mais básica do hatch parte dos R$ 185.500 no Reino Unido, tendo apenas 170 cv. Se a bateria de 51 kWh da versão básica garante 350 km (WLTP), o esportivo pode percorrer 385 km com sua bateria de 64 kWh. Aceita recarga a até 140 kW.
SAIC está entrando no Brasil
A SAIC Motor já tem negócios no Brasil. No final de 2023, anunciou um investimento de R$ 300 milhões para construir uma fábrica de motores em Pouso Alegre (MG), com o objetivo de fabricar motores para os veículos pesados da XCMG, outra chinesa instalada na cidade.
Essa movimentação teria despertado do interesse da SAIC vender, também, automóveis e comerciais leves no Brasil. Para os automóveis, faria a marca MG retornar ao Brasil (houve dois modelos importados em 2011 em quantidade modesta pela extinta Forest Trade) e para comerciais, traria a marca Maxus, que tem picapes, SUVs, vans e furgões – que chegaram a ser testados no Brasil.