Mercedes Vision AMG é rival do Taycan com lanternas que imitam escapes
Conceito adianta como será o primeiro legítimo AMG elétrico, que estreará um motor "inovador" e uma nova bateria de alta tensão para alto desempenho
O primeiro Mercedes-Benz elétrico a carregar a sigla AMG pode até ter sido o EQS, mas ele não nasceu como um Mercedes-AMG. Para este posto a marca prepara um carro que não se trata apenas de uma versão esportiva, mas sim de um superesportivo elétrico totalmente novo, antecipado pelo conceito Vision AMG.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Previsto para estrear em 2025, o futuro concorrente direto do Porsche Taycan e do Audi RS e-tron GT será construído sobre a nova plataforma AMG.EA, feita exclusivamente para carros elétricos da Mercedes-AMG.
“Estamos desenvolvendo tudo do zero, desde a plataforma dedicada AMG.EA até a revolucionária tecnologia de transmissão, com a qual levaremos a mobilidade elétrica de desempenho a um nível totalmente novo”, diz Philipp Schiemer, CEO da Mercedes-AMG.
Lanternas ou escapes?
Como todo conceito, o Vision AMG tem na aparência seu grande – e polêmico – destaque. A dianteira tem faróis interligados por um filete iluminado, além de dois traços em cada uma das pontas. Na prática, o conjunto forma a estrela de três pontas da marca, porém estlizada. Mais abaixo, também iluminada e fechada, está a “grade” do superesportivo, com frisos verticais.
Visto de lado, o esportivo de quatro portas tem uma silhueta aerodinâmica e de proporções bem definidas, como o entre-eixos longo e os para-lamas “musculosos”. As rodas são de 22 polegadas com desenho aerodinâmico e as janelas são praticamente cobertas na mesma tonalidade da carroceria.
A traseira, com superfícies lisas e um grande difusor de ar em fibra de carbono, evidencia as lanternas posicionadas no para-choque. Elas são formadas por dois conjuntos de três círculos, com iluminação tridimensional, e que tentam se passar por saídas de escape. Afinal, mesmo sendo um AMG, carro elétrico não tem escapes.
Não foram reveladas imagens do interior, mas a Mercedes garante que há muito espaço para quatro pessoas.
Tecnologia para desempenho
O Vision AMG não teve suas especificações detalhadas, mas a marca disse que ele é equipado com um motor “inovador”, batizado de Axial Flux Motor, desenvolvido pela YASA, subsidiária da Mercedes-Benz. O motor elétrico, segundo a fabricante, é compacto e leve, e “fornece substancialmente mais potência do que os motores elétricos convencionais”.
Além disso, a Mercedes falou brevemente sobre a nova transmissão utilizada por ele e que estará em carros de produção futuros, além da nova bateria de alta tensão dedicada aos modelos de alto desempenho.
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro