Mercedes-Benz GLA ganha versão de entrada e tem elétrico mais barato que combustão
Nova configuração Progressive é R$ 30.000 mais barata que a topo de linha; elétrico ficou R$ 111.000 mais barato
O Mercedes-Benz GLA acumulou novidades nos últimos dias. Além de ganhar uma nova versão de entrada, o modelo viu a sua versão elétrica, EQA 250, ficar mais barata do que a equivalente movida a gasolina, a AMG Line.
Comecemos pela nova versão 200 Progressive, que sai por R$ 339.900 – ou seja, R$ 30.000 a menos do que a versão 200 AMG Line. As principais diferenças entre elas são estéticas, já que a mais cara tem kit visual AMG, com para-choques, grade e rodas mais esportivos, enquanto a Progressive aposta em traços mais discretos. Mesmo assim, tem rodas AMG de 19 polegadas.
Por dentro, o SUV foca em acabamentos escuros, com tons de preto e cinza. O quadro de instrumento e a central multimídia (com Android Auto e Apple Carplay sem fio, e comandos por voz) têm 10,25 polegadas cada um, e há teto solar panorâmico e iluminação ambiente.
A lista de equipamentos inclui ar-condicionado digital de uma zona, faróis full led com facho alto adaptativo, câmera de ré, sensores de estacionamento, bancos com ajustes elétricos e memória, carregador de celulares sem fio, alerta de ponto cego, frenagem automática adaptativa, assistente de permanência em faixa e piloto automático adaptativo.
O motor é o mesmo 1.3 turbo de 163 cv com sistema híbrido-leve, que pode dar até 14 cv adicionais em situações específicas. O câmbio é de dupla embreagem com sete marchas.
Elétrico mais barato – de novo
As unidades 2024 do Mercedes EQA, o SUV elétrico de entrada da Mercedes-Benz feito a partir do GLA, passam a ter desconto após a chegada da linha 2025 – que já havia ficado mais barata. Na linha 2024, o modelo custava, anteriormente, R$ 480.900, preço que caiu para R$ 399.900 na linha 2025. Agora, as unidades 2024 saem por R$ 359.900, ou seja, menos que os R$ 369.900 do GLA a combustão na versão AMG Line.
Entre as linhas 2024 e 2025 do EQA houve poucas mudanças visuais, concentradas na nova “grade” frontal, com novo padrão de desenho e com uma barra iluminada, e em detalhes no interior, como no volante. Os sistemas operacionais e de assistência a condução foram aprimorados.
Fora isso, como na mecânica, não há novidades. O modelo tem o mesmo motor elétrico dianteiro de 190 cv e 39,3 kgfm, com alcance projetado de até 321 km no padrão PBEV.