A Mercedes-Benz anunciou a chegada das linhas 2025 de EQA e EQB ao Brasil. Os elétricos mais baratos da marca no país passam por atualizações visuais, acréscimos de equipamentos e mudanças mecânicas. Os preços também mudaram, mas para menos, e eles estão até R$ 81.000 mais baratos.
Com mudanças menores, mas ainda significativas, o EQA 250 chega por R$ 399.900 na linha 2025, ou seja, R$ 81.000 a menos que os R$ 480.900 cobrados anteriormente. Já o EQB 350 parte de R$ 449.900, ou seja, R$ 53.000 a menos em relação ao EQB 250 vendido anteriormente, que tinha outro conjunto mecânico – inferior, vale dizer.
As atualizações de design são as mesmas para ambos os SUVS e incluem uma nova “grade” frontal com padrão de estrelas em fundo preto, em substituição ao painel com barras horizontais anterior. O para-choque também é o mesmo, com partes em preto que simulam entradas de ar, como parte do pacote esportivo AMG, que altera apenas o visual.
Os faróis full led são conectados por uma barra iluminada, que passa pela parte superior da grade. O pacote visual AMG inclui ainda para-choque traseiro de pegada esportiva e rodas de 19 polegadas. Também houve melhorias na cabine, como um volante multifuncional em couro e acabamento com o padrão de estrelas da marca revestindo as portas e painéis.
Ainda no interior dos modelos, a central multimídia de 10,25” tem uma geração atualizada do sistema operacional MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que oferece três estilos de exibição e modos personalizáveis. Os sistemas de assistência de condução também foram aprimorados, incluindo uma nova câmera mono de uso múltiplo e uma câmera de ré.
Na mecânica, EQA 250 mantém seu conjunto, com um motor frontal de 190 cv e 39,3 kgfm, e um alcance projetado de até 321 km no padrão PBEV (Inmetro). De acordo com a Mercedes, o modelo pode ir de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 160 km/h.
Já o SUV de sete lugares EQB, que agora é oferecido na versão 350 4MATIC, passa a ter dois motores elétricos, um em cada eixo, o que caracteriza tração integral. Ao todo, são 292 cv, 53 kgfm e um alcance de até 272 km. A marca promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos e a velocidade máxima também é limitada a 160 km/h.
Ambos os modelos possuem uma bateria de íons de lítio de 66,5 kWh, com capacidade de carga de até 100 kWh em um carregador rápido de corrente contínua. Além disso, a Mercedes-Benz oferece um certificado para suas baterias, com uma garantia de oito anos ou 160.000 km rodados aos clientes.
Além disso, os novos EQA e EQB incluem manutenção de três anos já incluso, e são acompanhados de um carregador wallbox e pré-instalação.