A expansão dos fabricantes nacionais de ônibus elétricos está cada vez mais rápida. A Marcopolo anunciou o investimento de R$ 50 milhõES para produzir modelos do tipo na cidade de São Mateus (ES). A empresa vai fabricar por lá o Attivi Integral, o primeiro ônibus da marca com carroceria, chassi próprio e propulsão totalmente elétrica.
Projetado inteiramente no Brasil, o Attivi Integral tem capacidade para até 80 passageiros, autonomia que chega a 280 quilômetros e tempo de recarga de até quatro horas, segundo a Marcopolo. O fabricante pretende expandir a capacidade de produção diária de 16 para 26 veículos. Com o anúncio, a empresa se torna a mais nova fabricante nacional de ônibus elétricos.
O mercado inclui outras marcas de peso. Instalada em São Bernardo do Campo, São Paulo, a totalmente brasileira Eletra é um bom exemplo, se destacando por fazer também ônibus híbridos. A unidade de produção foi inaugurada em junho deste ano. Feito com tecnologia nacional, o e-Bus Eletra tem opções de carroceria Caio e Millennium, conjunto motriz e baterias da WEG e chassis da Mercedes-Benz ou da Scania.
Uma das pioneiras do segmento, a chinesa BYD começou a produzir ônibus elétricos em 2015 na sua fábrica de Campinas (SP). Os chassis, conjunto de motor e bateria e chassi são de fabricação própria, enquanto a carroceria pode ser da Marcopolo, entre outras parceiras. Há várias opções de tamanho de chassi, indo do pequeno aos enormes articulados.
Outros fabricantes de peso entraram nesse nicho, como é o caso da Mercedes-Benz. A marca começou a fazer ônibus elétricos em junho, com O500U, construído também em São Bernardo do Campo. A Volvo iniciou os testes do elétrico BZL em Curitiba (PR), antes de começar a fabricação em série. Por sua vez, a Volkswagen está testando em Resende (RJ), o e-Volksbus, protótipo que tem carroceria Caio e foi projetado pela equipe de engenharia brasileira