Maior fabricante de carregadores quer viabilizar viagens de carro elétrico no Brasil
Empresa chinesa instalou quatro postos de recarga com mais de seis carregadores e banco de baterias para garantir potência máxima de recarga
Mais uma gigante chinesa está chegando ao Brasil, mas desta vez trata-se da maior fabricante de carregadores do mundo. Chamada Teld Eco Charger, a empresa pretende instalar 300 eletropostos no Brasil até o final de 2027 com a promessa de acabar com a falta de infraestrutura para carros elétricos e para os usuários.
A Teld é responsável por 40% da produção de carregadores elétricos na China e está implantando uma rede de carregadores ultrarrápidos em São Paulo (SP), com quatro postos: na Avenida Vereador José Diniz, na Avenida Faria Lima, na Avenida Juscelino Kubitschek e na Avenida dos Bandeirantes.
Os locais têm uma infraestrutura diferente de outros eletropostos, tanto do ponto de vista da comodidade, por terem área de espera interna, e venda de bebidas e alimentos, e também por seus carregadores serem totens mais discretos. Isso só é possível porque toda a infraestrutura elétrica fica em área reservada e não obstruem a visão do local.
Além disso, os carregadores funcionam 24h e entregam potência de até 240 kW. Esse limite é para cada um dos totens, mas a energia total disponível no local será distribuída entre os seis carregadores ultrarrápidos, conforme a utilização. Pensando em uma alta demanda, também pensaram em como manter a potência máxima disponível por mais tempo.
Para garantir a entrega de potência, nas estações das avenidas Vereador José Diniz e dos Bandeirantes a instalação contempla um banco de baterias com capacidade de 100 kWh que garante uma reserva de energia. Se fosse depender apenas da rede, o carregador entregaria 80 kW, no máximo.
Na Faria Lima, a bateria tem 250 kWh, a rede elétrica consegue fornecer uma potência de 150 kW e haverá um carregador extra de 40 kW, totalizando sete tomadas.
Além dos carregadores de São Paulo, a Teld já instalou um hub com seis carregadores ultrarrápidos semelhante no centro da cidade do Rio de Janeiro.
A promessa da Teld é totalizar 100 postos como esses no Brasil até o final de 2026 e somar mais 200 postos até o final de 2027. Em outra frente, a empresa quer ter 400 estações de recarga franqueadas até o fim de 2026 e mais 800 até 2027.
O objetivo da fabricante chinesa é cobrir o Brasil inteiro com carregadores, estejam eles em grandes cidades ou em rodovias. A empresa chinesa acredita que esses postos serão capazes de viabilizar viagens de carros elétricos no Brasil ou aumentar o conforto em regiões que já têm alguma infraestrutura.
Por trás disso, também está a intenção de aumentar a adesão aos carros elétricos por parte dos brasileiros.
A demanda por carregadores e equipamentos seria grande o suficiente para a Teld passar a montar seus equipamentos no Brasil. A empresa assinou um protocolo de entendimento com o governo do estado de Goiás com o objetivo de investir R$ 100 milhões para construir sua fábrica na cidade de Anápolis, o que poderia ter início em até seis meses. Para 2027, o investimento planejado é de R$ 300 milhões.
