Maior e mais caro SUV elétrico da Hyundai, Ioniq 9 é flagrado no Brasil
SUV elétrico com mais de 5 metros pode ter até seis ou sete lugares, e versão mais potente acelera como esportivo

A tomada de poder da Hyundai no Brasil mudou a dinâmica da marca por aqui, que já lançou modelos antes distantes, como Ioniq 5, Palisade e Kona, e prevê os novos Tucson e SantaFe. Agora mais um modelo entra no radar: o Ioniq 9.
Apresentado ao mundo no final de 2024, ele foi visto rodando em testes pelas ruas brasileiras. A marca não confirma se há a intenção de vender.
O modelo foi flagrado em Rio Claro, interior de São Paulo, e publicado pela página Placa Verde, no Instagram, que gentilmente cedeu as imagens. Trata-se de uma unidade na cor preta, com rodas diamantadas.

QUATRO RODAS procurou pela Hyundai para entender a presença do modelo no Brasil, questionando sobre intenções de vendê-lo por aqui. A marca disse que “trata-se de teste de operação da Hyundai para a região das Américas Central e do Sul”, mas que isso “não significa que o modelo será comercializado aqui”. “Não confirmamos, portanto, eventuais países que possam vir a comercializar esse modelo neste momento”, completa a nota.
Disponível em versões de seis ou sete lugares, o SUV tem 5,06 metros de comprimento, 1,98 metro de largura, 1,79 m de altura e 3,13 m de entre-eixos, e pode ter rodas de 19, 20 ou 21 polegadas, a depender da versão. Ele é um dos maiores modelos da Hyundai à venda no mundo.

No visual, o Ioniq 9 adota a mesma linguagem já vista em outros elétricos da marca, como o Ioniq 6. A carroceria adota formato de caixote, com linhas quadradas e quinas “vivas”, mas destaca vincos nas laterais. Faróis e lanternas têm iluminação em padrão pixelado, com luzes horizontais na dianteira e verticais na traseira.
O interior destaca o conjunto curvo de telas (duas, cada uma com 12 polegadas), posicionado em um painel limpo, com linhas arredondadas. O console central, sem alavanca de câmbio, é livre e tem boa capacidade para guardar objetos. Há o uso de materiais sofisticados, mas também ecológicos no acabamento, como tecido de lã e tecido de PET reciclado.

Sempre elétrico, o Ioniq 9 tem três configurações mecânicas diferentes, mas ambas com bateria de 110 kWh, que pode ser recarregada a até 350 kW. A mais barata, batizada de Long Range, é equipada com um motor elétrico traseiro de 217 cv e 35,7 kgfm. Nesta, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,4 segundos e, a autonomia projetada, segundo a marca, é de 620 km no modo WLTP.
A versão acima é chamada de Long Range AWD e ganha um motor extra na dianteira, com 95 cv e 26 kgfm, caracterizando tração integral. O 0 a 100 km/h é feito em 6,7 segundos. No topo da gama há uma versão mais esportiva equipada com dois motores, cada um com 217 cv. Este pode chegar aos 100 km/h em 5,2 segundos.
