Huawei e Chery se juntaram novamente para aumentar sua gama de modelos. Batizado de Luxeed R7, esse é o segundo modelo da submarca e será o primeiro SUV cupê da Huawei, que atua no mercado de automóveis chinês por meio da HIMA, uma aliança que também inclui carros fabricados por Seres, BAIC e JAC, além da Chery.
Apresentado pelo diretor administrativo da Huawei e presidente da unidade de negócios e soluções de veículos inteligentes, Richard Yu, o Luxeed R7 aposta no cimento da carroceria para ter estilo mais esportivo que um SUV convencional. Há, porém, algumas semelhanças com o Tesla Model X, principalmente, em sua silhueta.
Segundo Yu, “com as tecnologias inteligentes da Huawei, o Luxeed R7 supera as marcas tradicionais de carros de luxo em termos de excelência de produto”. Entre essas tecnologias está o sistema de assistência ao motorista chamado Qiankun ADS 3.0 que funciona com a ajuda de câmeras, radares 4D de ondas milimétricas e LiDARs, além do sistema de controle de chassi em tempo real e a interface eletrônica que roda o HarmonyOS, também da Huawei.
O Luxeed R7 tem 4,95 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,63 m de altura e entre-eixos de 2,95 m. Sua arquitetura elétrica é de 800 V e há versões com apenas um motor de 290 cv e outra com dois motores, com 492 cv e extensor de autonomia. As baterias não foram detalhadas, mas fala-se em autonomia de até 855 km no ciclo chinês.
Esse é o segundo carro criado a partir da parceria entre a Chery e a Huawei. O primeiro foi o sedã Luxeed S7. Mas estas parcerias com montadoras não são novidades.
Além da Luxeed, a Huawei também possui submarcas com outras montadoras, sendo a Aito, em parceria com a Seres, e Stelato, em parceria com a BAIC. Atualmente a Huawei também está trabalhando em parceria com a JAC para uma nova submarca. Embora seu nome ainda não tenha sido anunciado, seu primeiro modelo será lançado já em 2025.
Sob apoio da HIMA, atualmente a Huawei tem quatro modelos já disponíveis na China, sendo: o Aito M5, Aito M7, Aito M9 e Luxeed S7. Todos eles podem ser comprados em lojas Huawei, dividindo o espaço com celulares e smartwatches.