Leapmotor terá elétrico que não precisa recarregar no Brasil ainda em 2025
Leapmotor C10 REEV será lançado no Brasil junto com versão elétrica e pode rodar 1.000 km sem recarregar

A Leapmotor estreia no Brasil ainda em 2025 e confirmou que seu primeiro carro, o SUV médio C10 não será vendido apenas em versão elétrica, mas também na versão com extensor de autonomia, chamada REEV. Nesta versão, é possível rodar quase 1.000 km sem recarregar ou reabastecer.
Sim, reabastecer. ‘REEV’ é a sigla em inglês para ‘carro elétrico com extensor de autonomia’, o que consiste em ter um motor a combustão (neste caso, a gasolina) gerando energia para o motor elétrico, que é o único responsável por mover esta versão do Leapmotor C10. A marca chinesa, que vem ao Brasil por meio da Stellantis, tem planos de tornar este motor flex no futuro.

Um motor a gasolina 1.5 de 95 cv funciona apenas como gerador, então não importa se ele é fraco. A energia pode ir direto para o motor elétrico traseiro, com 215 cv e 32,6 kgfm, ou ser acumulada em uma bateria de 28,4 kWh. O C10 REEV pode rodar até 145 km com a energia da bateria ou 970 km com o uso do motor a gasolina, se acordo com o ciclo europeu WLTP.
Também é possível fazer a recarga externa da bateria. Em recarga rápida, 65 kW DC, demora 18 minutos para recuperar 50% da sua energia.

Um outro carro vendido no Brasil com sistema parecido foi o BMW i3. Carros elétricos com extensor de autonomia aproveitam sempre a força imediata do motor elétrico, com a diferença que podem ser usados como elétricos no uso cotidiano e recorrer ao motor a gasolina quando for necessária mais autonomia, como em viagens. A diferença para os híbridos está no fato do motor a combustão nunca acionar as rodas e trabalhar sempre em seu regime de funcionamento mais eficiente.

O C10 REEV é bem diferente de outros elétricos, mas não substitui a versão elétrica que, inclusive, é mais potente: ou virá com o motor traseiro de 231 cv e 32,6 kgfm ou com um novo motor de 295 cv que foi apresentado na China neste ano. Pode ser alimentado por uma bateria LFP de 52,9 kWh ou com uma de 74,9 kWh.
A Leapmotor já confirmou que começará sua operação no Brasil com pelo menos 34 concessionárias.