Leapmotor chega no Brasil ainda em 2025 com C10, elétrico maior que Commander
O SUV chega ainda em 2025 em um primeiro momento importado e pode ser até nacionalizado segundo o presidente da Stellantis, Emanuele Cappellano

É oficial. O primeiro modelo da Leapmotor a chegar ao Brasil será mesmo o SUV médio C10. A marca que pertence a Stellantis confirmou o início das vendas do SUV em 2025, mas não precisou a data. Segundo a marca, o C10 será um dos modelos comercializados na América Latina, começando por Brasil e Chile.
E os primeiros protótipos do C10 já estão sendo submetidos a testes de engenharia da Stellantis. O SUV chega em um primeiro momento importado e pode ser até nacionalizado a curto prazo segundo Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis.
O C10 é maior até do que um Jeep Commander. Tem 4,74 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos.
O SUV tem um design comum a muitos carros chineses de sua classe, com poucos vincos na carroceria. O que chama a atenção são seus faróis alinhados ao capô e interligados por uma barra iluminada. Não há grade, mas na parte inferior do para-choque há uma grande entrada de ar.
A lateral tem poucos vincos, mas se destaca por suas rodas de liga leve, retrovisores escurecidos e por suas maçanetas embutidas – algo recorrente nos elétricos chineses.
Na traseira, o maior destaque nem é o da grande lanterna que vai de um lado ao outro do carro, mas o defletor forjado na tampa logo acima. Na verdade, é uma peça plástica que dá continuidade às linhas do carro e ainda integra a câmera de ré.
O interior traz um ambiente que já conhecemos em outros modelos chineses, com acabamento superior e bem espaçoso. Há um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e uma tela de 14,6 polegadas para a central multimídia. Quem garante o funcionamento integrado dos sistemas e reconhece os comandos de voz é o sistema operacional Leapmotor OS 4.0.
Outra curiosidade diz respeito às saídas do ar-condicionado camufladas entre as camadas do painel, junto à iluminação ambiente da cabine. Mas as saídas para os bancos traseiros são convencionais. Os bancos dianteiros, por sinal, têm ajustes elétricos.
Além disso, para auxiliar na condução, o Leapmotor C10 está carregado de de um sistema de direção automatizada opcional, com sensor LiDAR frontal, cinco radares, 12 câmeras e 12 sensores ultrassônicos. Tudo isso depende da arquitetura eletrônica e elétrica, chamada Heracles, controlada por chips Snapdragon, enquanto os sistemas de condução avançada são comandados pelo chip OrinX da NVidia.
Quanto aos motores, o Leapmotor C10 está disponível em duas versões, sendo uma totalmente elétrica e outra híbrida plug-in com extensor de autonomia.
O C10 elétrico está equipado com o motor traseiro de 231 cv e 32,6 kgfm. Pode ser alimentado por uma bateria LFP de 52,9 kWh para rodar 410 km, ou com uma de 69,9 kWh, que garante uma autonomia de 530 km no ciclo CLTC chinês.
A versão com autonomia estendida tem o mesmo motor elétrico de 231 cv, mas ainda existe um motor a gasolina 1.5 de 95 cv para gerar energia quando necessário. Isso porque o carro ainda tem uma bateria de 28,4 kWh, que se garante com uma autonomia elétrica de 210 km. Com o motor a gasolina em ação, pode rodar até 1.190 km (ciclo CLTC) sem recarregar ou reabastecer.
Ainda não se tem informações de valores para o Brasil, mas pegando como referência o mercado chinês, o Leapmotor C10 é vendido na China, onde foi lançado em março, com preço inicial de 128.800 yuans, equivalente a R$ 91.500. Mesmo a versão mais cara, com sistemas autônomos de nível 3 e extensor de autonomia, custa 168,800 yuans, ou R$ 120.000.