Leapmotor B10 vem ao Brasil para ser SUV elétrico mais barato da Stellantis
Modelo sequer foi lançado na Europa, mas já está confirmado para ser vendido no Brasil; o BYD Yuan Plus será um de seus rivais

A Stellantis reafirmou que a chinesa Leapmotor estreará no Brasil ainda em 2025 – a partir de abril, a marca iniciará seus anúncios. Também garantiu o lançamento de três modelos. Dois deles, o subcompacto T03 e o SUV médio C10, foram adiantados assim que a marca confirmou sua entrada no mercado brasileiro. Mas tem mais um, que ainda não estava em nossos radares.
Durante a coletiva de imprensa realizada pela Stellantis nesta quinta-feira (30), o presidente do grupo, Emanuele Cappellano, foi quem deu a dica sobre os modelos da Leapmotor no Brasil. Na ocasião, apesar da tentativa de não citar nomes, acabou admitindo os SUVs C10 e B10. Este último é novidade, já que nem sequer apareceu em testes pelo Brasil ainda.
O C10 e o T03, já são figurinhas carimbadas pelos arredores da fábrica do grupo, em Betim (MG).

O Leapmotor B10 é um dos modelos mais recentes da Leapmotor, foi apresentado durante o Salão de Paris, em outubro do ano passado, e seu interior nem sequer foi mostrado oficialmente. Este é o primeiro modelo da marca direcionado ao mercado global, fora da China. Entre seus principais alvos estão o BYD Yuan Plus e o Mini Aceman, com quem ele encontrará também no Brasil.
Suas dimensões são de um SUV médio, com 4,51 metros de comprimento (maior do que um Jeep Compass), 1,88 m de largura, 1,65 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Quanto à mecânica, o modelo oferecerá duas opções, mas ambas com apenas um motor.

Na mais barata, o motor será de 177 cv e, na mais cara, de 244 cv. Não há informações sobre possíveis versões de motorização dupla. Por enquanto, a marca não divulgou detalhes sobre a capacidade das baterias ou sobre a autonomia prometida pelo B10.
A opção escolhida para o Brasil também permanece em segredo, bem como sua data lançamento. Isso, porém, deve acontecer apenas no final de 2025 ou início de 2026, já que sua estreia na Europa está prevista para o final deste ano.

Considerando a oferta de carros elétricos da Stellantis, o Leapmotor B10 tem potencial para ser o SUV mais barato de todo o grupo. Na China, custa entre 100.000 e 150.000 yuan, algo como 20.900 dólares ou R$ 122.000 ao câmbio atual. Ainda que os impostos façam com que custe o dobro no Brasil, ainda seria mais barato que o Peugeot e-2008, que custa R$ 259.990.