Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Lamborghini prepara revolução com híbridos, crossover e até Urus elétrico

Um crossover 2+2 inédito será o primeiro carro elétrico da Lamborghini para evitar ataques puristas, mas próxima geração do Urus não terá motor a gasolina

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 jan 2022, 19h00
urus
O novo Lamborghini Urus é um puro-sangue. Faz de 0 a 100 km/h em 3,6 s (Divulgação/Lamborghini)
Continua após publicidade

A Lamborghini já havia anunciado que todos os seus carros serão eletrificados até 2024 e que seu primeiro carro elétrico será lançado antes de 2030. Agora, o CEO da Lamborghini, Stephan Winkelmann, deu mais informações sobre o futuro da empresa e sobre seu primeiro carro elétrico.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Uma boa notícia para os puristas é que a Lamborghini não vai estrear no mercado de elétricos convertendo algum de seus carros já conhecidos. Seu primeiro carro elétrico, nas palavras de Winkelmann, será um 2+2 ou quatro lugares com maior distância ao solo.

O último carro 2+2 da Lamborghini foi o Urraco, lançado nos anos 1970. Para Winkelmann, este novo carro será “mais versátil que o Urus”, o que significa que será menos afetado pelo lado “purista” dos supercarros da Lamborghini, dando mais liberdade aos designers e engenheiros.

Lamborghini Urus
Lanterna horizontais remetem às do Lamborghini cupês (Divulgação/Lamborghini)
Continua após a publicidade

Se trata-se de um crossover ou de um carro normal altinho, como o Porsche Taycan Cross Turismo, o executivo não quis antecipar por ainda ser muito cedo para ter uma definição clara. O projeto, a propósito, ainda está na fase de definição do seu conceito inicial, que será submetido à aprovação no final de 2022.

Este seria o estágio de definir não apenas a carroceria, mas sobre quais componentes serão compartilhados com carros do grupo Volkswagen, sobre a plataforma a ser usada, os motores (que seriam dois, um em cada eixo) e os conjuntos de baterias previstos. É possível, inclusive, que este carro use a arquitetura Artemis, que também servirá de base para o próximo Audi A8 e para o primeiro carro elétrico da Bentley.

Continua após a publicidade
Lamborghini Urus
Superesportivo tamanho família: Urus é o primeiro SUV da Lamborghini (Divulgação/Lamborghini)

O lançamento do primeiro Lamborghini elétrico está previsto para algum momento entre 2027 e 2028. Até lá, a empresa já terá à venda vários híbridos plug-in, com direito ao Urus reestilizado (previsto para ser lançado ainda em 2022), o sucessor do Aventador (que será lançado em 2023) e o sucessor do Huracán (2024).

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Para mais tarde, em 2028, está previsto o lançamento da segunda geração do Lamborghini Urus, agora um SUV elétrico. “Um carro completamente novo”, nas palavras de Winkelmann, e sem opção de motor a combustão. Mas ele diz ter esperanças na preservação dos motores a combustão a longo prazo, pelo menos nos supercarros e graças à gasolina sintética.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Quatro Rodas 753 janeiro 2022 (1)

Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.