Kombi elétrica, VW ID.Buzz vem ao Brasil em 2023 como carro de assinatura
Para marcar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, apenas um lote de 70 unidades será importado; modelo de negócio será o de carro por assinatura
![Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (1)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volkswagen-ID.Buzz-Brasil-Kombi-eletrica-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Nem Last Edition, nem First Edition. A nova Kombi elétrica, a Volkswagen ID.Buzz, teve seu lançamento no Brasil confirmado e acontece ainda em 2023 mas em quantidade limitadíssima. E nem todas as unidades que virão ao Brasil serão, de fato, vendidas.
Durante a comemoração dos seus 70 anos no Brasil, a Volkswagen confirmou, enfim, o lançamento da minivan ID.Buzz e do SUV ID.4 no Brasil. São os dois carros que marcarão a estreia da fabricante no mercado de carros elétricos nacional, ainda que sejam como carros de assinatura – conforme adiantamos.
O comunicado da empresa para o Brasil adianta apenas que o único lote de 70 unidades da ID.Buzz (uma alusão ao aniversário da marca) será importado para o Brasil ainda em 2023. Mas só o comunicado global diz que estes carros serão comercializado em um modelo de carros por assinatura, assim como o ID.4.
![Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (5) Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (1)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volkswagen-ID.Buzz-Brasil-Kombi-eletrica-5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Ainda de acordo com a Volkswagen, em 2022 a marca conseguiu mais de 3.000 contratos de carros por assinatura e pretende aumentar esse número em 150% para 2023.
Oferecer a Volkswagen ID.Buzz apenas por assinatura ajuda a blindar o mercado do seu preço elevado e da falta de carros para entrega. A minivan elétrica tem fila de espera na Europa, onde custa a partir de 65.000 euros com impostos. É uma conta que dá R$ 340.000 na conversão direta: a Kombi elétrica será o Volkswagen mais caro do Brasil.
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Geralmente, carros por assinatura podem ser comprados após o término do contrato ou acabam sendo negociados como usados, até mesmo em leilões. O fato é que pelo menos 70 ID.Buzz ficarão no Brasil.
A Volkswagen ainda aproveitou a ocasião para promover um dueto entre Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, por meio de técnicas de inteligência artificial. As duas cantam Como Nossos Pais, música de Belchior e eternizada por Elis Regina, enquanto a mãe dirige a Kombi e a filha, um ID.Buzz.
Como é a Volkswagen ID.Buzz?
Há poucos meses, Quatro Rodas pode conhecer uma das unidades da ID.Buzz importadas justamente para o seu processo de homologação no país.
![Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (3) Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (1)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volkswagen-ID.Buzz-Brasil-Kombi-eletrica-3-e1688471648363.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O visual é seu maior cartão de visitas. A encarnação elétrica da velha Kombi se inspirou na frente da T1, a famosa “Kombi Corujinha” vendida entre os anos 1950 e 1975. Seu capô forma um “V”, mas não tem faróis redondos ou para-brisas dividido em duas partes.
A pintura “saia e blusa” é opcional, mas as lanternas traseiras horizontais e os para-choques modernos garantem a modernidade que o carro original não tinha.
![Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (7) Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (1)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volkswagen-ID.Buzz-Brasil-Kombi-eletrica-7.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
De perfil, pouco importa se agora o eixo dianteiro está à frente do motorista, deixando a frente mais pronunciada, ou que as janelas sejam maiores e haja portas corrediças dos dois lados. São os frisos plásticos na última coluna, alusivos às tomadas de ar do antigo motor a ar (que por aqui só apareceram em 1997, 30 anos depois da Europa), que garantem a referência ao passado.
![Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (8) Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (1)](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volkswagen-ID.Buzz-Brasil-Kombi-eletrica-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por dentro, em vez de nove leva apenas cinco pessoas. Uma versão de oito lugares está para ser lançada nos Estados Unidos em breve, mas não foi anunciada para o Brasil. O assoalho plano, as portas traseiras de correr e com abertura elétrica e o porta-malas gigante, com 1.121 litros, se destacam.
![Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (10) Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volkswagen-ID.Buzz-Brasil-Kombi-eletrica-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Para o motorista, porém, nada de volante gigante e posicionado quase na horizontal. A posição de dirigir ainda é alta, mas a ergonomia é praticamente a mesma de qualquer outro elétrico da família Volkswagen ID. Ou seja, é boa, ao contrário do que se via na Kombi original que saiu de linha no Brasil há quase 10 anos.
![Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica (17) Volkswagen ID.Buzz Brasil Kombi elétrica](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Volkswagen-ID.Buzz-Brasil-Kombi-eletrica-17.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O motor traseiro, porém, é uma das poucas características que permanecem vivas após 70 anos. Na ID.Buzz é elétrico e tem pujantes 204 cv e 31,6 kgfm, entregues de forma imediata e silenciosa, sem qualquer vibração ou necessidade de queimar a embreagem para conseguir arrancar com algum vigor. Até porque nem sequer tem câmbio.
Enquanto o motor fica escondidinho entre os braços da suspensão multilink (e não há qualquer alçapão para vê-lo), o conjunto de baterias com 77 kWh ocupa a seção à frente dele no assoalho. A autonomia é boa para um carro elétrico: 483 km, de acordo com o ciclo europeu WLTP.
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