Kia EV9 é raro elétrico de 7 lugares com quase 400 cv e preço de esportivo
Topo da linha da marca no Brasil, elétrico de 7 lugares tem 385 cv e chega a 100 km/h em 5,3 segundos

Prometido para o Brasil desde 2023, o Kia EV9 finalmente chegou ao país para ser o topo da linha da marca. Vendido em versão única, custa R$ 749.990, R$ 90.000 mais do que a Carnival, até então o carro mais caro da empresa, por R$ 659.990.
É o carro mais tecnológico que a Kia já vendeu no país, e também é um dos maiores. O EV9 mede 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,75 m de altura e com 3,10 m de entre-eixos, com espaço para 7 pessoas. Só perde em comprimento para a Carnival, que tem 5,15 m. Mas não tem a pretensão de ser uma substituta para a minivan, e sim ser um utilitário com espaço de sobra, aproveitando bem a plataforma E-GMP para carros elétricos.
Sua identidade visual é a mesma que está no EV5, apoiada em uma linha bem fina passando pela entrada do capô até as extremidades, descendo até o para-choque. Uma das diferenças é que a linha não termina nos faróis, seguindo até a entrada de ar, enquanto as luzes principais na horizontal tem outro formato.
A cabine segue a ideia de ser bem limpa, concentrando a maioria dos comandos na central multimídia. Como a alavanca da transmissão é posicionada na coluna da direção, o console central ficou limpo e não se conecta com a parte dianteira.
É dominado por duas telas de 12,3” posicionadas lado-a-lado, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia. Entre elas há um terceiro display de 5,3”, exclusivo para o controle do ar-condicionado.

Por este preço, a Kia optou por trazer o EV9 na versão mais equipada possível. Tem rodas de liga leve de 21”, bancos dianteiros e da segunda-fileira com aquecimento e ventilação, terceira fileira de assentos com rebatimento elétrico, carregador de celular por indução, ar-condicionado de três zonas, sistema de som Meridian com 13 alto-falantes e subwoofer, retrovisor digital com tela de 7”, piloto automático adaptativo, assistente de faixa, monitor de ponto cego, frenagem automática de emergência, head-up display, teto solar panorâmico, entre outros.
Nesta versão, conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, fazendo com que tenha tração integral. No total, são 385 cv e 71,4 kgfm, suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos. A velocidade máxima é limitada a 200 km/h, para conservar as baterias.
Falando nelas, as baterias são do tipo NMC com 99,8 kWh de capacidade. Já medido pelo Inmetro, o SUV tem uma autonomia de 434 km. A recarga de 30% a 80% com uma estação ultrarrápida de 350 kW leva 24 minutos, porém este tipo de carregador ainda é bem raro no Brasil. Com um carregador de 50 kWh, o tempo necessário passa para 60 minutos, enquanto um wallbox convencional de 7 kW precisa de 16 horas para uma carga completa.
A linha de elétricos da Kia irá além do EV5 e EV9. Outra promessa é o EV6, que tem até uma página no site oficial no Brasil, porém segue sem uma data de estreia. Recentemente, a marca sul-coreana apresentou os EV3 e EV4, ainda não confirmados para o país.