Kia EV4 tem porta-malas de Basalt e até 630 km de autonomia
Modelos serão destinados aos EUA e Europa, e terão duas versões diferentes cada um (por enquanto), passando dos 600 km de alcance

A Kia apresentou, em menos de uma semana, a versão de produção da van PV5, o conceito do SUV compacto EV2 e as primeiras imagens do novo EV4, em suas configurações hatch e sedã. Agora, a marca revelou mais detalhes dos EV4, como a autonomia, que pode ultrapassar os 600 km.
Entre as prioridades do EV4 está o desenho, feito para cativar pela ousadia. Hatch e sedã têm a dianteira idêntica, com faróis verticais e aberturas robustas na base do para-choque. As laterais têm superfícies lisas e limpas, sem vincos tão marcados e com maçanetas que ficam embutidas na carroceria.

É a partir da porta traseira que os modelos guardam suas diferenças. Enquanto o hatch tem um visual mais convencional (embora ainda ousado) com lanternas que seguem por três direções diferentes e um para-choque com vinco profundo, o sedã tem uma traseira volumosa e alongada, e causa estranheza.
Nas dimensões, ambos os modelos têm o mesmo entre-eixos de 2,82 metros, assim como os mesmos 1,86 m de largura. Mas o sedã é 30 centímetros maior no comprimento, chegando aos 4,73 m, contra 4,43 m do hatch. Apesar disso, o porta-malas não tem um acréscimo de espaço tão significativo como parece: são 490 litros no sedã (o mesmo de um Citroën Basalt), contra 435 l no hatch.

O interior, que ainda não havia sido divulgado pela marca, também não surpreende e repete muito do que já fora visto em outros modelos elétricos da Kia. O painel tem visual minimalista e destaca as três telas: duas de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos e a central multimídia, e outra de 5,3 polegadas posicionada entre elas, com os comandos de ar-condicionado.
Entre os equipamentos e tecnologias, o EV4 tem chave digital integrada a até 15 smartphones (ou Apple Watch), atualizações remotas, jogos, karaokê e assistente virtual com inteligência artificial que promete aprendizado durante o tempo. Ele é equipado ainda com sistemas ADAS.

Na mecânica, o EV4 utiliza um sistema elétrico de 400 volts – ou seja, menos eficiente do que o utilizado nos EV6 e EV9, de 800 volts. Mesmo assim, promete ir bem nas combinações de motor e baterias.
Por enquanto, os modelos são oferecidos em duas versões cada, todas elas equipadas com motor dianteiro único de 204 cv de potência. Nas versões mais baratas do hatch e do sedã, a bateria é de 58,3 kWh, que proporciona uma autonomia projetada de 430 km no sedã e 410 km no hatch. O 0 a 100 km/h é feito em 7,4 segundos para ambos, segundo a Kia.

Já as versões mais caras têm uma bateria maior, de 81,4 kWh, piorando o desempenho por seu maior peso: com ela, eles fazem a mesma aceleração em 7,7 segundos. Por outro lado, o maior alcance compensa a pequena diferença na agilidade. Enquanto o hatch pode, segundo a marca, percorrer até 590 km com uma bateria, o sedã chega aos 630 km.
É esperado que os modelos ganhem novas versões superiores, como a GT, com motorização dupla e tração nas quatro rodas. Porém, a Kia ainda não sinaliza quando isso acontecerá.