Kia EV2 é o menor e mais barato elétrico da marca para 2026
Aparência da versão de produção será bastante próxima ao conceito, exceto por itens como as portas suicidas e os assentos futuristas
A Kia deu início a sua linha de elétricos em março de 2021, com o EV6. Agora, apenas quatro anos depois, a marca apresenta o sexto e mais barato modelo da gama, o EV2. O modelo, um SUV compacto feito para competir com BYD Yuan Plus, Mini Aceman e Jeep Avenger, ainda é um conceito e terá sua versão de produção revelada e vendida já em 2026. E não espere grandes mudanças.
Tem sido comum a Kia seguir quase que fielmente o desenho dos seus conceitos em suas respectivas versões de produção, e não deverá ser diferente com o EV2. Ele mantém a linguagem de design dos demais carros da linha EV, com traços marcantes e superfícies lisas. Na dianteira, os faróis de formatos irregulares são divididos em dois pares, e há pequenas aberturas de ventilação.
A lateral destaca o efeito de teto flutuante com a coluna “A” pintada em preto e as rodas com elementos quadrados. Neste ângulo, a maior mudança para a versão final ficará para a adição de maçanetas embutidas nas portas, além de colunas mais largas. As portas traseiras são do tipo suicida, o que também não deve chegar ao modelo final.
A traseira tem lanternas em posição baixa e remete à picape Tasman e ao “primo” Hyundai Kona. Também deverá mudar no modelo “oficial” a textura dos plásticos utilizados nas porções inferiores da carroceria, que terão aspecto mais liso.
O interior do Kia EV2 tem aparência mais conceitual do que o exterior, mas não foge do que a marca apresenta em seus carros de produção. Ou seja, ele terá um painel de visual limpo, além de um conjunto de telas posicionada no topo. Os bancos fogem à realidade, mas mostram que, na traseira, os passageiros deverão ficar em posição mais alta em relação aos dianteiros. Há um grande teto solar, mas um aparente pequeno porta-malas.
Ainda não há informações oficiais sobre a motorização do Kia EV2, mas espera-se que ele seja equipado com motor único na dianteira e uma bateria menor do que as oferecidas pelo EV3, que tem opções de 58,3 e 81,4 kWh. O motor também poderá ter menos do que os 204 cv do “irmão” maior, justamente pelas dimensões reduzidas.
Na Europa, é possível que ele seja vendido por cerca de 30.000 euros iniciais, ou seja, aproximadamente R$ 182.500 em conversão direta para o Real. Não há previsão de que o EV2 seja vendido nos Estados Unidos, mas a Kia aponta que ele estará à venda em “outras regiões”, sem citar quais. Estaria o Brasil entre elas?
Compacto de 65 cv poderá ser um ‘esportivo acessível’ na linha GR, da Toyota
Toyota Yaris fica mais caro em 2025 mesmo fora de linha
Toyota Corolla Cross europeu se inspira no brasileiro, mas tem privilégios
Toyota aposta que o hidrogênio substituirá o diesel no futuro