A Keyu EcoPick é simpática à primeira vista, mas o tamanho singelo engana. Mesmo sem porte avantajado, esta pequena picape elétrica suporta até 800 kg de carga e rebocar até duas toneladas. Mas não pode andar em qualquer lugar.
ela dá conta do recado quando o assunto é trabalho, podendo ser usada desde serviços mais pesados como em canteiros de obras e no agronegócio, até para ajudar na segurança de condomínios e resorts.
De uso exclusivamente indoor, a EcoPick tem motor elétrico de 5,4 cv e 1,3 kgfm, montado no eixo traseiro, que tem tração reduzida. É graças a isso que consegue lidar com tanto peso, mesmo sendo menos potente que uma Honda Pop 100 e tem 40 km/h de velocidade máxima. Sua aplicação é o trabalho em canteiros de obras, no agronegócio e em condomínios ou resorts.
A baixa demanda de força também simplifica seu sistema elétrico. As baterias são de chumbo, montadas sob os bancos dianteiros e garantem autonomia para rodar até 110 km quando vazia e 70 km com carga. A recarga de 0 a 100% é cumprida em cerca de seis horas em uma tomada doméstica – não precisa de carregadores específicos.
A EcoPick não é off-road, mas tem ângulos de entrada e saída de 55° e 35°, respectivamente. A altura livre do solo é de 15 cm. Para aguentar o tranco de lugares não asfaltados, traz suspensão de feixe de mola na traseira e na dianteira com lâminas paralelas, usando também amortecedores nas rodas da frente.
Mesmo simples, ela tem alguns equipamentos interessantes para um veículo de trabalho. Há quadro de instrumentos digital, entradas USB, alto falante e uma tela central de 7’’, que controla algumas funções da picape e exibe a imagem da câmera de ré.
Seus principais rivais são os carrinhos de golf, menos versáteis e com capacidade de carga limidada. A Keyu também destaca a baixa manutenção corretiva ou preventiva da picape, por isso não oferece um plano de manutenção. Mas há um centro de distribuição com estoque de peças para atender os clientes, caso aconteça alguma eventualidade.
A EcoPick está disponível em sua versão mais simples, com caçamba fixa, a partir de R$ 69.000. O preço sobe se o comprador optar por caçamba basculante, farol de milha, protetor de caçamba, pneu off-road, engate para reboque, quebra mato, entre outros acessórios. Em breve, a Keyu também lançará uma versão 4X4 pelo preço de R$ 89.000.
Outros planos futuros da empresa incluem montagem nacional (em Vitória, no Espírito Santo) e expansão das operações no Brasil. No momento, todas as EcoPicks são importadas da Ásia e a marca tem representantes nos estados de São Paulo, Paraná, Goiás e Espírito Santo. Em breve, o grupo pretende expandir os negócios para a região nordeste.