Jiyue 07: sedã elétrico chinês tem plataforma de Volvo e sistema Baidu
Concorrente de Tesla Model 3 e BYD Han, o modelo já recebeu até prêmios de design, mesmo que seu lançamento só ocorra em meados de 2024
Mais um sedã elétrico está pronto para ganhar as ruas na China, em 2024. O Jiyue 07 é o segundo modelo da joint-venture formada pela Geely, atual dona da Volvo, e pela Baidu, empresa de tecnologia especializada em internet e inteligência artificial – algo como uma Google chinesa. Entre seus rivais estão Tesla Model 3, BYD Han e Porsche Taycan.
Baseado na plataforma SEA, da Geely, a mesma que dá origem ao Volvo EX30, o Jiyue 07 terá, ao menos inicialmente, duas configurações mecânicas. A de entrada combinará um motor elétrico de 272 cv a uma bateria de 71,4 kWh. Já a topo de linha terá dois motores, um em cada eixo (portanto, tração integral), somando 544 cv, e uma bateria de 100 kWh. Dados de desempenho e autonomia não foram revelados.
A Baidu entra com software, conectividade e a tecnologia autônoma, ou seja, com os sistemas de condução e segurança, incluindo direção autônoma. Porém, os sistemas funcionarão com câmeras e radares, e não com LiDAR, uma tecnologia mais avançada já disponível no mercado.
No desenho, o sedã já chegará premiado em seu lançamento – que só deverá acontecer em meados de 2024. Ele recebeu dois prêmios de design: iF Design Award 2023 e Red Dot Design Award 2023.
Seu visual, de fato, é chamativo e moderno, apesar de não apresentar grandes novidades frente aos demais sedãs das inúmeras marcas chinesas, que adotam estilos muito parecidos. O Jiyue 07 tem aparência limpa, com volumes arredondados e sem vincos marcados, arco de teto arredondado e rodas aerodinâmicas.
Os faróis triangulares são ligados por uma barra iluminada, posicionada próxima ao capô, enquanto a traseira tem lanternas que vão de um lado a outro, com um pequeno apêndice inferior. Para abrir as portas, que dispensam maçanetas, há botões nas colunas B e C. Não há imagens do interior do modelo.
A Jiyue, joint-venture fundada entre Geely e Baidu, é uma espécie de submarca. Ela foi criada em 2021, ainda como Jidu, e com a Baidu detendo 55% das ações, mas não obteve permissão para produção em série. Por isso, passou por uma reestruturação e a Geely passou a ter 65% da joint-venture.