JAC terá hatch elétrico contra BYD Dolphin e GWM Ora 03 no Brasil em 2023
JAC Yiwei 3 foi lançado na China em junho e começa a ser vendido no Brasil ainda em 2023
![JAC Y3, Yttrium 3, Yiwei 3 e EV3](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/jac_yttrium_3_4-e1690742018336.jpeg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Rival dos BYD Dolphin e GWM Ora 03 na China, o JAC Y3 (também chamado de Yttrium 3, Yiwei 3 e EV3) já está no Brasil para homologação e será lançado ainda em 2023. O hatch elétrico pode ter até 136 cv e promete até 600 km de autonomia.
O JAC Y3 foi apresentado na China em maio, quando entrou em pré-venda por 100.000 RMB – o equivalente a R$ 72.000 – e é o primeiro carro de uma nova fase da JAC (mais uma tentativa de se renovar, na verdade). A ideia é não deixar a marca ficar para trás no mercado de elétricos, o que de certa forma também vale para sua estratégia no Brasil.
O hatch compacto é baseado na nova plataforma DI, que será o pilar principal da família de modelos Yiwei. Há outros três modelos previstos até 2025 com a mesma plataforma: Yiwei 5, Yiwei X3 e Yiwei X5. Com esta nova família a fabricante volta a trabalhar a marca JAC na China, abandonando a marca Sehol usada desde meados de 2020.
![JAC-Yiwei 3 JAC-Yiwei 3](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/JAC-Y3-3-e1684888447734.webp?&w=1024&crop=1)
Esta nova base já prevê, inclusive, o uso de baterias de sódio, mais baratas e com maior densidade energética que as atuais. É com esta tecnologia que a JAC promete autonomia de até 600 km para o Y3 (o dobro do JAC E-JS1) e de 800 km para os demais lançamentos planejados.
Neste primeiro momento, porém, as baterias serão de lítio com autonomia máxima de 505 km no ciclo chinês (NEDC).
![jac_yttrium_3_87 JAC Y3, Yttrium 3, Yiwei 3 e EV3](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/jac_yttrium_3_87.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Essa nova linha de modelos será focada em um público jovem, um argumento que vem se repetindo entre as marcas chinesas. Não por acaso, o Y3 tem aspecto parecido com rivais como o Ora 03, com linhas arredondas e faróis circulares. Contudo, o Yiwei 3 tem alguns recursos interessantes, como maçanetas retráteis e teto preto contrastante e com teto solar.
![jac_yttrium_3_5 JAC Y3, Yttrium 3, Yiwei 3 e EV3](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/jac_yttrium_3_5.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
As dimensões são de hatch compacto: 4,02 m de comprimento (o mesmo que um Hyundai HB20), 1,77 m de largura e 1,55 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,62 m.
Por dentro, destaque para a tela flutuante de 15,6 polegadas (uma de 12,8 polegadas é opcional) com sistema operacional desenvolvido em conjunto com a Huawei e até um modem 5G. O console central é separado do painel, com porta copos retrátil e um apoio para o braço, criando um porta-objetos no assoalho.
![1400x0_1_q95_autohomecar__ChxkjmRCbJaATIDmABvn4BGSuj4402 JAC-Yiwei 3](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/1400x0_1_q95_autohomecar__ChxkjmRCbJaATIDmABvn4BGSuj4402.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo carro elétrico da JAC também tem quadro de instrumentos digital, bancos dianteiros elétricos com aquecimento e ventilação e piloto automático adaptativo.
Neste primeiro momento, o JAC Yiwei 3 básico tem motor elétrico de 95 cv e autonomia de 305 km. Já a segunda versão, como já mencionada acima, é equipada com um motor de 136 cv e baterias para 405 km. Por fim, a versão com bateria maior tem 505 km de alcance.
![1400x0_1_q95_autohomecar__ChxkjmRCbJWALm74ACTVZZGw0d4693 JAC-Yiwei 3](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/05/1400x0_1_q95_autohomecar__ChxkjmRCbJWALm74ACTVZZGw0d4693.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A versão de 600 km de alcance já foi confirmada, mas ainda não se tem uma data prevista para o lançamento. O que não se sabe ainda é que o JAC Y3 será compatível com o padrão de recarga Type 2, mais comum entre os carros elétricos vendidos no Brasil. Hoje a JAC tem a maior linha de veículos elétricos do Brasil, com 10 modelos, mas todos usam o padrão chinês GBT e dependem de adaptadores que custam R$ 10.000.
![jac_yttrium_3_57 JAC Y3, Yttrium 3, Yiwei 3 e EV3](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/07/jac_yttrium_3_57.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
O novo JAC tem seis níveis de acabamento e seus valores devem girar em torno de 97.900 RMB (R$70.000) na sua versão básica e 129.000 RMB (R$91.000) em sua versão com bateria maior.
No Brasil, o antecessor do Yiwei 3, o E-JSI, é comercializado por mais de R$140.000. Ele é um dos carros que ficaram mais baratos após o lançamento do BYD DoLphin por menos de R$ 150.000, que certamente será a faixa de preço do JAC Yiwei 3.