JAC se junta com Huawei para rivalizar com a Rolls-Royce
Essa é a quarta parceria da Huawei com uma fabricante de automóveis; agora, porém, há promessas extremamente ambiciosas a serem cumpridas
Os carros elétricos mais modernos são frequentemente comparados a smartphones gigantes com quatro rodas. As evidências apoiam essa comparação, já que, cada vez mais, fabricantes chinesas de celulares se aventuram no mundo automotivo.
Depois do imenso sucesso e repercussão do Xiaomi SU7, a Huawei anunciou que criará um carro capaz de escandalizar o mundo com seu luxo e requinte. A gigante que fabrica de celulares a infraestrutura de 5G disse, literalmente, que marcas como Rolls-Royce e Mercedes-Maybach serão pouco frente ao que pretende vender.
A Huawei já tem envolvimento no mundo dos carros, sempre como parceira de montadoras estabelecidas, como Chery e BAIC. No Brasil, o Seres 5 é um dos carros que têm o dedo da gigante tecnológica na sua concepção e marketing e, agora, é a vez da JAC Motors compor uma parceria.
A nova marca de Huawei e JAC não tem nome definido, mas os objetivos estão bem traçados e, de acordo com Yu Chengdong, que lidera o projeto, a estreia será feita em segmento “menos refinado”. Quais os exemplos dados por Chengdong para mensurar essa simplicidade? O BMW i7, de R$ 1,3 milhão, e o Mercedes-Benz EQS, de R$ 1 milhão.
O pioneiro será elétrico, assim como o carro tão prometido, que virá em seguida. O executivo da Huawei disse que as referências na concepção do veículo “excedem de longe os níveis da Maybach ou do Rolls-Royce Phantom”, que facilmente passam dos R$ 5 milhões.
Mas Yu Chengdong ainda dobrou a banca: segundo ele, o modelo inédito será bem mais barato do que isso, mesmo trazendo “melhores acabamentos e ainda mais conforto”. Afirmações extraordinárias que, agora, ficam à espera de evidências extraordinárias quanto à viabilidade do plano.