O JAC E-JS3 está com lançamento no Brasil confirmado para o início de 2025. O hatch compacto elétrico será posicionado acima do E-JS1 (que parte dos R$ 126.900) para rivalizar com o BYD Dolphin.
O processo de homologação e negociação de preços com a matriz da JAC na China acontecia desde 2023, mas agora bateram o martelo sobre a importação do novo carro de passeio elétrico.
A confirmação vem de Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil, em conversa com QUATRO RODAS. Será uma nova opção elétrica entre os automóveis da marca, ainda que o executivo esteja prevendo uma estagnação nas vendas de carros elétricos no Brasil para os próximos anos, por conta da próxima alta dos impostos de importação para eletrificados prevista para o meio de 2025.
Habib ainda adiantou que o JAC E-JS3 será compatível com os padrões de recarga Type-2 e CSS, o mais comum entre os carros elétricos no Brasil. Os últimos lançamentos elétricos da marca usavam o padrão GB/T, Chinês, mas também muito presente em outros mercados sul-americanos. No Brasil, porém, é raro.
O nome E-JS3 é exclusivo para o Brasil. Lá fora, pode ser encontrado com uma variedade de nomes que inclui Y3, Yttrium 3 e Yiwei 3. O hatch é baseado na nova plataforma DI, que será o pilar principal da família de modelos Yiwei. Há outros três modelos previstos na China até 2025 com a mesma plataforma: Yiwei 5, Yiwei X3 e Yiwei X5.
As dimensões são de hatch compacto: 4,02 m de comprimento (o mesmo que um Hyundai HB20), 1,77 m de largura e 1,55 m de altura, com uma distância entre eixos de 2,62 m.
Por dentro, destaque para a tela flutuante de 15,6 polegadas (uma de 12,8 polegadas é opcional) com sistema operacional desenvolvido em conjunto com a Huawei e até um modem 5G. O console central é separado do painel, com porta copos retrátil e um apoio para o braço, criando um porta-objetos no assoalho.
Na China, o E-JS3 tem duas opções de motores: um de 95 cv e autonomia de 305 km e outra com 136 cv e baterias para 405 km ou 505 km de alcance. A versão mais potente é a que está cotada para o Brasil.