Hyundai Kona volta ao Brasil em nova geração e (ainda) mais polêmico
Ele começará a ser vendido em abril com duas versões diferentes, ambas equipadas com motorização híbrida de 141 cv

A Hyundai confirmou a chegada da segunda geração do Kona ao Brasil. O modelo será lançado oficialmente no próximo mês de abril, quando terá os preços revelados, e chega, inicialmente, apenas em sua configuração híbrida – mas em duas versões diferentes, Ultimate e Signature. Sua estreia acontece pouco tempo depois do novo acordo entre a Hyundai e a Caoa.
Como a primeira geração, o novo Kona tem como destaque o ousado e incomum desenho da carroceria. Na dianteira, uma barra iluminada de leds corta a parte superior, na divisão entre o para-choque e o capô. Os faróis principais full led ficam nas extremidades e são integrados visualmente a um conjunto plástico dos para-lamas.

As laterais também destacam os para-lamas de formas angulosas e as rodas, de 18 polegadas com acabamento diamantado. O mesmo tema da dianteira está na traseira, com uma faixa iluminada indo de um lado a outro, passando pela tampa do porta-malas, e as lanternas abrigadas nas extremidades e em posição baixa, também integradas visualmente aos para-lamas. A carroceria pode ser em três tons diferentes de cinza (Ecotronic Matte, Cyber Metálico e Pérola), branco Atlas ou preto Abyss perolizado.
O interior, porém, tem aparência mais discreta e convencional, com predominância de linhas retas e horizontais no painel. No topo, há um conjunto de telas para o quadro de instrumentos e a central multimídia (com Android Auto e Apple CarPlay sem fio) e, no console central, há uma grande área livre para objetos, já que a alavanca de câmbio foi deslocada para a coluna de direção. Haverá opções de acabamento preto ou cinza.

De série desde a versão mais barata, Ultimate, há carregador de celulares por indução, banco do motorista com ajuste elétrico, frenagem automática de emergência, assistente de tráfego cruzado traseiro, assistente de pontos cegos, assistente de permanência e centralização em faixa, piloto automático adaptativo (ACC) e sensores de estacionamento.
Entre os itens exclusivos da versão mais cara, Signature, estão câmera 360°, câmera para monitoramento de pontos cegos, bancos de couro, luz ambiente configurável, freio de estacionamento eletrônico, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e teto solar elétrico.

O conjunto mecânico será o mesmo para ambas as versões. Ele combina um motor 1.6 aspirado de injeção direta a outro elétrico, este último alimentado por uma bateria de 1,32 kWh – tamanho semelhante à de um Toyota Corolla Hybrid. São 141 cv e 27 kgfm totais, sempre acompanhados pelo câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas.
Trata-se, portanto, de um híbrido do tipo convencional, como o Corolla, onde o motor elétrico tem a capacidade de movimentar o veículo e não necessita de recargas por redes externas.

Segunda chance por nova operação
O Hyundai Kona teve a sua primeira geração vendida no Brasil, lançada por aqui em março de 2023, ainda importada totalmente pela Caoa. Um ano depois, em março de 2024, a Hyundai mudou seu acordo com a Caoa e assumiu a importação de carros. Assim, a Caoa tornou-se uma sócia na importação e ainda tem direito de produzir modelos da Hyundai no Brasil – estes, porém, escolhidos pela Hyundai. Além disso, as concessionárias, antes separadas para as linhas nacionais dos modelos importados, foram unificadas.

Com a mudança de acordo e de geração lá fora, o Kona importado em 2023 durou pouco mais de um ano por aqui e tem cerca de 660 unidades emplacadas no país. Também com o novo acordo, a Hyundai agora pode importar modelos com maior facilidade, colocando o Brasil na rota de modelos mais atualizados – como é o caso do novo Kona.