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Honda N-One e:, um carro elétrico ultra compacto que pode evitar apagão em casa

A versão que estreia no Japão tem foco no uso urbano e função de fornecimento de energia capaz de alimentar uma casa inteira

Por Cristiane Barreto
7 ago 2025, 10h20
N-One-e:
 (Divulgação/Honda)
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A Honda acaba de lançar no Japão a versão elétrica do N-One, hatch compacto que segue os padrões dos kei cars, veículos ultracompactos típicos do país. A versão que foi denominada de N-One e:. Com menos de 3,40 metros de comprimento, o N-One e: mantém a lógica dos kei cars, que são beneficiados por isenções fiscais e licenciamento facilitado no Japão.

Seu  motor elétrico entrega 63 cv, o suficiente para uma proposta urbana. Ainda que a capacidade da bateria não tenha sido divulgada, espera-se que ela seja próxima à do N-Van e:, outro modelo elétrico da Honda, que utiliza pacote semelhante e oferece autonomia estimada de até 245 km no ciclo WLTC. A expectativa é que ele vá um pouco além, já que é um carro mais leve e aerodinâmico.

N-One-e:
(Divulgação/Honda)

Visualmente, o modelo adota um estilo propositalmente simples, sua frente tem faróis circulares e grade fechada dá ao carro uma aparência quase caricatural, com um toque de simpatia robótica.

N-One-e:
(Divulgação/Honda)
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A carroceria alta e estreita contribui para o aproveitamento do espaço interno, priorizando a funcionalidade e o conforto em trechos curtos, como deslocamentos diários e trajetos escolares.

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No interior, os bancos ficam dispostos em posição vertical, há bom espaço para as pernas e a posição de dirigir é semelhante à de minivans, com comandos elevados e visibilidade ampla. Não há sinais de luxo, mas o pacote básico deve incluir ar-condicionado digital, central multimídia e tomadas acessíveis.

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N-One-e:
(Divulgação/Honda)

O recurso de fornecimento de energia (Vehicle-to-Load, ou V2L) permite que o carro funcione como uma espécie de gerador portátil, apto a energizar eletrodomésticos, ferramentas elétricas e até mesmo casas em situações de emergência. Esse tipo de aplicação tem se tornado cada vez mais comum no Japão, especialmente em regiões afetadas por desastres naturais, e reforça o papel do carro elétrico como item estratégico de infraestrutura, não apenas de mobilidade.

N-One-e:
(Divulgação/Honda)

Com o lançamento do N-One e:, a Honda amplia sua gama de elétricos compactos voltados exclusivamente ao mercado japonês. A marca ainda não sinalizou planos de exportação, mas modelos desse porte poderiam encontrar espaço em grandes cidades fora da Ásia, principalmente na Europa e em países onde a eletrificação avança com incentivos a veículos pequenos. Por ora, a estratégia segue voltada ao público local, que valoriza eficiência, praticidade e soluções inovadoras para o dia a dia.

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