Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Honda cria veículo autônomo e elétrico feito para o trabalho pesado

Embora tenha visual simpático, o EV é "pau pra toda obra" podendo carregar até 400 kg em terreno off-road

Por João Vitor Ferreira
5 dez 2021, 06h48
Veículo autonomo honda
 (Divulgação/Honda)
Continua após publicidade

Veículos autônomos começam a se tornar realidade nas ruas e, se depender da Honda, logo essa tecnologia também irá auxiliar nas grandes indústrias.

A empresa japonesa testou, em um campo de trabalho real, a segunda geração do seu Veículo Autônomo de Trabalho (ou AWV na sigla em inglês), uma pequena caminhonete off-road e elétrica que é “pau para toda obra”. O campo de testes foi cedido pela empresa de engenharia e construção, Black & Veatch e está localizado no Novo México, Estados Unidos.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Continua após a publicidade

O protótipo precisou realizar tarefas pesadas, como rebocar e carregar materiais e suprimentos por toda a área de mais de 400 hectares. Podendo ser dirigido de maneira autônoma ou por controle remoto, os funcionários da Black & Veatch receberam um treinamento dos engenheiros da Honda para aprenderem a utilizar o software que controla o veículo.

O campo de trabalho não foi escolhido à toa. No local, funciona um projeto de construção de energia solar em grande escala, onde os painéis solares estão dispostos em forma de grade. Desse modo, a Honda pode testar a capacidade do AWV de parar em pontos precisos. Segundo a empresa, o veículo cumpriu bem a tarefa, estacionando a poucos centímetros do local designado por computador.

Continua após a publicidade

Para que o funcionamento fosse possível, primeiro, a Honda precisou produzir um mapa em alta definição de toda região. Desse modo, os operadores puderam definir qualquer ponto como rota utilizando a interface digital, que roda em tablets e computadores. Através de um sistema GPS, radares e lidares (um tipo de radar que funciona com laser ao invés de ondas), o AWV consegue interpretar as coordenadas e chegar ao seu destino com precisão.

Veículo autonomo honda no trabalho
Com visual futurista, até parece que o AWV saiu de algum filme de ficção (Divulgação/Honda)
Continua após a publicidade

Os testes também serviram para avaliar se o veículo aguenta o trabalho duro. O AWV foi capaz de carregar quase 400 kg em sua caçamba e de rebocar cerca de 725 kg. A bateria movimentou o carro e alimentou todos os sensores por aproximadamente oito horas, mesmo estando em um ambiente muito quente.

Veículo autonomo honda traseira
A Honda disse que design e as especificações podem mudar até a versão final do AWV (Divulgação/Honda)

Pesando um total de 719 kg, o AWV é baseado na mesma plataforma off-road do buggy Pioneer e mede 2,89 m de comprimento, 1,86 m de altura e 1,50 de largura. Segundo a marca, ele é capaz de rebocar até 750 kg, incluindo o seu próprio peso, e tem um alcance de 45 km estando totalmente carregado. O carregamento completo de sua bateria leva aproximadamente seis horas. A Honda não indicou o número de motores nem suas especificações.

Continua após a publicidade
Veículo autonomo honda carregamento
A bateria consegue suportar horas de trabalho duro em dias de muito calor (Divulgação/Honda)

Aparentemente, a montadora ficou satisfeita com os resultados e pretende expandir o uso do AWV para outras áreas. “Acreditamos que o Honda AWV tem potencial para trazer maior eficiência, níveis mais altos de segurança e melhor desempenho ambiental para a indústria de construção e para outras indústrias que buscam uma solução off-road autônoma”. diz Kenton Williams, líder do projeto nos EUA.

Por enquanto, a marca japonesa ainda não tem previsão de iniciar as vendas do seu veículo de trabalho autônomo, mas está aberta para que outras empresas se ofereçam para testar o protótipo nos mais diferentes campos de trabalho.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.