Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Herdeiro da Porsche cria sua fusão de 911 com Tesla, o Piëch GT

O cupê elétrico será o primeiro modelo da Piëch Automotive, empresa criada pelo filho de Ferdinand Piëch

Por João Vitor Ferreira
7 out 2021, 16h49
Piech GT
 (Piëch Automotive/Divulgação)
Continua após publicidade

pIECH gt FRONTAL

Seguindo o legado da sua família, Tony Piëch, filho do falecido ex-engenheiro e executivo do grupo Volkswagen Ferdinand Piëch e neto de Ferdinand Porsche, anunciou que o primeiro carro da sua empresa criada há dois anos e meio, a Piëch Automotive, entrará na fase de testes de rodagem.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

O Piëch GT, cupê elétrico esportivo de estreia da marca, ganhou seu primeiro protótipo e já foi testado nas pistas. As provas foram feitas em agosto, na nova sede da empresa em Memmingen, sul da Alemanha, e foram lideradas por Klaus Schmidt (ex-engenheiro da BMW M).

Até março de 2022, um segundo protótipo ficará pronto e até o fim do próximo ano, uma série de veículos serão montados para que sejam testados em diferentes condições climáticas e também no famoso circuito de Nurburgring. 

Continua após a publicidade
Piëch GT traseira
O novo supercarro elétrico terá cerca de 1800 kg (Piëch Automotive/Divulgação)

O mais interessante é que os protótipos dispensam qualquer tipo de camuflagem, já que o visual do carro foi apresentado há dois anos pelo show car Piech Mark Zero. Segundo a empresa, a versão de produção terá alterações mínimas em relação a de exibição.

Falando no design, fica nítida a herança genética da família. O Piech GT tem um visual semelhante ao do Porsche Panamera, com faróis grandes e redondos, característicos da marca austríaca. Na traseira, as luzes têm formato de “C” e formam uma espécie de contorno sem estarem interligadas.

Piech GT visão deo alto
(Piëch Automotive/Divulgação)
Continua após a publicidade

Passando para a parte estrutural, o cupê é baseado em uma plataforma modular de alumínio, com baterias localizadas no túnel central e em cima do eixo traseiro. Ao todo são três motores de 204 cv, um para o eixo dianteiro e os outros dois para cada uma das rodas de trás, gerando uma potência total de aproximadamente 612 cv.

Piech GT traseira
Além de cinza, o Piëch GT também estará disponível nas cores, preta, vermelha e verde (Piëch Automotive/Divulgação)

As baterias de íon-lítio e 75 kwh com baixa resistência são a principal aposta da Piëch. A empresa afirma que elas podem ser carregadas em 80% em qualquer terminal CCS2 em apenas oito minutos. E esse tempo pode cair para apenas cinco minutos, se utilizar um carregador criado pela empresa alemã-chinesa, Tgood. A autonomia será de 500 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Mesmo sem velocidade máxima anunciada, o Piëch GT parece ter um bom desempenho. A empresa divulgou que o supercarro terá tempo de 0 a 100 km/h inferior a três segundos. Já o 0 a 200 km/h será feito em menos de nove segundos.

Continua após a publicidade
Piech GT lateral
Além do trem de força elétrico, a Piëch não descarta um motor a hidrogênio para seus futuros modelos (Piëch Automotive/Divulgação)

Sem fábrica própria, a Piëch usará alguma instalação de uma montadora já conhecida para fabricar o GT, mas ainda não foi revelada qual. A intenção é produzir 1.200 unidades, com vendas marcadas para começar só em 2024. Além do cupê, a empresa já tem nos seus planos outros dois modelos, um sedã e um crossover.

Piech GT visto de cima
(Piëch Automotive/Divulgação)

Para a estratégia de vendas, Ferdinand Piëch resolveu se inspirar em Elon Musk. Inclusive, ele contratou Jochen Rudat, antigo responsável pelas vendas da Tesla na Europa. O modelo que será adotado dispensa uma rede de concessionárias, com as negociações sendo feitas diretamente pela empresa. A princípio, serão montados 60 showrooms em todo o mundo, com prioridade nas vendas para Europa, EUA e China. Uma rede separada de parceiros de serviço será formada para atender aos veículos elétricos.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa 749
(Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Consulte a Tabela KBB

Selecione o carro que você quer vender ou comprar

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.