GWM faz contagem regressiva para fabricar picape híbrida flex em São Paulo
GWM Poer terá mecânica inédita no mundo, marcando início da produção da chinesa no Brasil; planta de Iracemápolis se tornará polo exportador
![GWM Poer será produzida no interior paulista com alterações visuais e mecânica inédita no mundo](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/GWM-Poer-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1)
Já sabemos há um bom tempo que, em 2024, a GWM (Great Wall Motors) iniciará a fabricação de carros no Brasil. Agora, temos uma data: será em 1º de maio do ano que vem que a planta de Iracemápolis (SP) começará sua operação, dois anos e nove meses após ser vendida pela Mercedes-Benz.
O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que esteve no interior de São Paulo para conhecer as instalações da GWM. O prestígio não é à toa: a agenda do atual Governo coincide com os planos da marca fabricante chinesa, que produzirá apenas carros eletrificados no país.
![Fábrica da GWM em Iracemápolis Fábrica da GWM em Iracemápolis](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/Fabrica-da-GWM-em-Iracemapolis.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
“Há uma sinergia entre este projeto de desenvolvimento de tecnologia da indústria automotiva brasileira conduzido pela GWM e o pensamento do governo brasileiro”, afirmou Alckmin.
Teoricamente, a planta de Iracemápolis tem capacidade de produzir 20.000 carros por ano, mas os chineses almejam expandir em cinco vezes esse número. A ideia é não apenas atender ao mercado nacional, mas tornar a quarta base completa de operação da GWM no mundo um polo exportador para toda a América Latina.
![GWM Poer Já há pelo menos uma unidade da Poer no Brasil. Versão nacional, entretanto, terá diferenças sensíveis](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/GWM-Poer-e1682702972793.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Picape híbrida flex na estreia
Daqui a um ano, o Brasil terá sua primeira picape híbrida flex de fabricação nacional, a GWM Poer, que fará as honras no reinício da fábrica. Seu nome pronuncia-se “póuer” e uma unidade foi exibida com camuflagem parcial no evento, sugerindo que a versão brasileira da caminhonete terá um facelift a fim de se adequar melhor ao gosto do consumidor local.
![GWM Poer (2) Vendida na Ásia e Oceania, Poer também é chamada de Pao ou Ute a depender do mercado](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/GWM-Poer-2.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Com base na Poer vendida no Oriente, sabemos que a futura picape média nacional tem tamanho bem parecido com referências do segmento de picapes médias. São 5,36 m de comprimento e 1,88 m de largura, com versões a diesel levando até 1.050 kg de carga na Austrália, por exemplo.
![great_wall_pao_off-road_747 Eletrificação servirá para incrementar capacidade off-road da caminhonete média](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/04/great_wall_pao_off-road_747.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em termos estéticos, espera-se modificações semelhantes às do Haval H6, que perdeu adereços cromados e ganhou aspecto mais esportivo. Em termos mecânicos, porém, tudo parece um grande segredo.
Isso porque certamente a GWM Poer terá um conjunto mecânico inédito aqui. É natural que os números superem o topo de linha a combustão vendido no exterior, com potência e torque indo além dos 300 cv e 50 kgfm. A depender das escolhas do time de engenharia, o modelo pode trazer soluções engenhosas, como tração integral sem cardã e capacidade de rodar apenas com o motor elétrico funcionando.