Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

GMC Hummer vendeu como nunca e Tesla encolheu no Brasil em 2024

Tesla teve o pior desempenho nas importações em muitos anos enquanto o GMW Hummer vendeu como nunca - especialmente na versão SUV

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jan 2025, 14h20
The GMC HUMMER EV SUV completes the HUMMER EV family and features a 126.7-inch wheelbase for tight proportions and a maneuverable body, providing remarkable on- and off-road capability.
 (Divulgação/GMC)
Continua após publicidade

Existe um prolífico mercado de importação independente de carros no Brasil. Há muitas empresas especializadas em trazer ao Brasil carros que as fabricantes não têm interesse em vender no País de forma oficial. Mas também importam carros de marcas que nem sequer têm operação no Brasil, caso da GMC e da Tesla.

A Tesla, do magnata Elon Musk, tem fama e vende bem no mundo inteiro. Até mesmo no Brasil acumulou vendas expressivas para uma marca que depende totalmente das importações independentes, por nem sequer ensaiar ter uma operação oficial no Brasil. Mas parece que seus carros saíram da moda com a maior oferta de carros elétricos no país.

Tesla Model 3 Performance
Tesla Model 3 Performance (Divulgação/Tesla)

Se em 2022 emplacaram 88 carros da Tesla no Brasil, em 2023 foram 47 unidades e este número voltou a cair em 2024, com 31 carros da Tesla emplacados. Indo no detalhe, foram 4 unidades do Model 3, mais 4 do Model Y, 3 unidades do Model X e apenas duas do Model S. Sentiu falta da Cybertruck? Ela é registrada pelo Denatran como caminhão e soma mais 18 emplacamentos em 2024.

The GMC HUMMER EV SUV completes the HUMMER EV family and features a 126.7-inch wheelbase for tight proportions and a maneuverable body, providing remarkable on- and off-road capability.
(Divulgação/GMC)

Quem cresceu em representatividade no ano passado foram os GMC Hummer, um elétrico gigante que, hoje, ainda cumpre bem o papel de chamar a atenção por onde passa. Ao todo, 27 unidades chegaram ao Brasil em 2024 sendo 19 delas da versão SUV e as outras 8 da picape. Em 2023, foram apenas 17 carros e 15 deles eram picapes.

Continua após a publicidade

A maioria dos carros é da versão Edition 1, mais equipada e com três motores que somam 1.013 cv e 165,9 kgfm. A bateria tem 212,7 kWh, mas a autonomia é para apenas 480 km, pois só o carro tem quase 4 toneladas.

Rivian R1T
Rivian R1T (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ainda entre os elétricos exclusivos, a Rivian só teve um novo carro emplacado no Brasil ao longo de 2024, uma unidade do SUV R1S Adventure. Em 2023, vieram 7 R1T (a picape) e outra unidade do SUV.

Continua após a publicidade

ROLLS-ROYCE SPECTRE: TWILIGHT PURPLE
(Divulgação/Rolls-Royce)

A Rolls-Royce tem importador oficial e vendeu três unidades do cupê elétrico Spectre no Brasil em 2024. Não está ruim: foi exatamente o mesmo número de unidades do VW ID.Buzz (comercializado apenas por assinatura) emplacadas no ano que passou.

Continua após a publicidade

Marcas obscuras no Brasil

O relatório de emplacamentos também revela a presença de carros que podem ter sido importados para testes. É o caso de exemplares únicos do SMW G03F, Sinogold Candy, Geely E5, de dois Maxus EV30 e 8 unidades do Henrey Minicar. Fotos e informações abaixo.

SMW G03F
SMW G03F: SUV de sete lugares da Shineray (SMW/Divulgação)
Sinogold Candy
Sinogold Candy é um gêmeo do iCar criado em parceria entre a Chery e a Qilu Automobile (Sinogold/Divulgação)
Geely E5
Geely E5 já foi flagrado em testes no Brasil e tem 218 cv e autonomia para até 530 km (Geely/Divulgação)
Continua após a publicidade
Maxus EV30
Maxus EV30 é um furgão leve elétrico da SAIC com bateria de 70 kW para 235 km de autonomia com motor de 95 cv (Maxus/Divulgação)
Henrey Minicar
Henrey Minicar tem apenas 34 cv, não passa dos 60 km/h e tem 210 km de autonomia (Henrey/Divulgação)
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
a partir de 9,90/mês*
ECONOMIZE ATÉ 63% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Você pediu, a gente ouviu. Receba a revista em casa a partir de 9,90.
a partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.