GMC Hummer vendeu como nunca e Tesla encolheu no Brasil em 2024
Tesla teve o pior desempenho nas importações em muitos anos enquanto o GMW Hummer vendeu como nunca - especialmente na versão SUV

Existe um prolífico mercado de importação independente de carros no Brasil. Há muitas empresas especializadas em trazer ao Brasil carros que as fabricantes não têm interesse em vender no País de forma oficial. Mas também importam carros de marcas que nem sequer têm operação no Brasil, caso da GMC e da Tesla.
A Tesla, do magnata Elon Musk, tem fama e vende bem no mundo inteiro. Até mesmo no Brasil acumulou vendas expressivas para uma marca que depende totalmente das importações independentes, por nem sequer ensaiar ter uma operação oficial no Brasil. Mas parece que seus carros saíram da moda com a maior oferta de carros elétricos no país.

Se em 2022 emplacaram 88 carros da Tesla no Brasil, em 2023 foram 47 unidades e este número voltou a cair em 2024, com 31 carros da Tesla emplacados. Indo no detalhe, foram 4 unidades do Model 3, mais 4 do Model Y, 3 unidades do Model X e apenas duas do Model S. Sentiu falta da Cybertruck? Ela é registrada pelo Denatran como caminhão e soma mais 18 emplacamentos em 2024.

Quem cresceu em representatividade no ano passado foram os GMC Hummer, um elétrico gigante que, hoje, ainda cumpre bem o papel de chamar a atenção por onde passa. Ao todo, 27 unidades chegaram ao Brasil em 2024 sendo 19 delas da versão SUV e as outras 8 da picape. Em 2023, foram apenas 17 carros e 15 deles eram picapes.
A maioria dos carros é da versão Edition 1, mais equipada e com três motores que somam 1.013 cv e 165,9 kgfm. A bateria tem 212,7 kWh, mas a autonomia é para apenas 480 km, pois só o carro tem quase 4 toneladas.

Ainda entre os elétricos exclusivos, a Rivian só teve um novo carro emplacado no Brasil ao longo de 2024, uma unidade do SUV R1S Adventure. Em 2023, vieram 7 R1T (a picape) e outra unidade do SUV.

A Rolls-Royce tem importador oficial e vendeu três unidades do cupê elétrico Spectre no Brasil em 2024. Não está ruim: foi exatamente o mesmo número de unidades do VW ID.Buzz (comercializado apenas por assinatura) emplacadas no ano que passou.
Marcas obscuras no Brasil
O relatório de emplacamentos também revela a presença de carros que podem ter sido importados para testes. É o caso de exemplares únicos do SMW G03F, Sinogold Candy, Geely E5, de dois Maxus EV30 e 8 unidades do Henrey Minicar. Fotos e informações abaixo.




