Como toda fabricante de automóveis tradicional que pretende conduzir seu negócio para a nova era elétrica, a General Motors enfrenta um grande desafio também financeiro. Custa muito caro desenvolver carros elétricos do zero. Mas o principal executivo financeiro da GM, Paul Jacobson, expressou otimismo durante uma conferência de investidores do Barclays na última semana.
Jacobson reconhece que, hoje, a linha de carros elétricos da GM dá prejuízo. No entanto, prevê uma mudança neste cenário já no segundo semestre de 2024, indicando que os EVs da empresa gerarão lucros superiores aos custos de produção.
Sobre as expectativas da marca, destacou que a melhoria nas margens de lucro dos carros elétricos antes de impostos em 2024 será impulsionada, principalmente, por um aumento no volume de produção, uma gama de veículos mais atraente e reduções nos custos de baterias. Ele enfatizou que esses fatores posicionarão a GM para alcançar lucratividade variável positiva, excluindo custos fixos até o final de 2024.
A fabricante planeja ter lucratividade de um dígito, em média, até 2025, incorporando os benefícios dos créditos fiscais federais da Lei de Redução da Inflação. Essa projeção revisada supera a previsão anterior da empresa, que inicialmente considerava margens baixas a médias de um dígito antes de considerar os incentivos fiscais.
O executivo frisou os investimentos estratégicos em fábricas de células de bateria e infraestruturas como preparativos para o aumento da produção. E enfatizou que esses esforços são cruciais para o sucesso futuro da GM na transição para a eletrificação. Embora não tenha divulgado metas específicas de volume de veículos elétricos para 2024, Jacobson indicou que a produção terá um “aumento significativo” em relação ao ano atual.
Apesar dos desafios enfrentados até o momento, o financeiro assegurou aos investidores que a GM reconhece os desafios e está preparada para superá-los. E concluiu destacando o portfólio de veículos robustos que a empresa está desenvolvendo para atender às demandas dos clientes em termos de alcance e características de carregamento.
A GM, apesar de não divulgar metas específicas de produção, reafirmou seu compromisso de ter capacidade de fabricar 1 milhão de carros elétricas na América do Norte até o final de 2025.