GAC Aion RT é sedã elétrico mais barato que Onix Plus e pode vir ao Brasil
Submarca de luxo da GAC investe no segmento de sedãs elétricos baratos na China com modelo semelhante ao BYD Seal
Diferentemente do que acontece no Brasil, o segmento de sedãs ainda é muito aclamado na China. Os modelos quase dominam o mercado chinês, principalmente quando o assunto é carro elétrico.
A tradicional empresa chinesa GAC, que anunciou recentemente sua vinda ao Brasil, criou a submarca Aion em 2018 com foco em carros mais caros e tecnológicos. Agora, dando um passo para trás e mudando sua estratégia, a submarca acaba de desenvolver o novo Aion RT, um sedã elétrico barato e competitivo no mercado chinês.
Como de praxe, o visual remete um pouco aos modelos da Tesla e até mesmo o famoso Xiaomi SU7. A frente arredondada tem entradas de ar nas laterais e faróis afilados que se esticam até o para-lamas.
A lateral é bem sóbria, com poucos vincos, maçanetas embutidas, rodas de 18 polegadas e molduras de portas em preto. A traseira parece afunilada, sem detalhes do no para-choque e lanternas separadas (raro de se ver).
O interior é típico de um carro elétrico chinês. Há duas telas, sendo a de infoentretenimento grande, com quase 15”, e um quadro de instrumentos de 8,8”. O acabamento da cabine é bem superior, com matérias sintéticos que imitam couro, console central grande, teto panorâmico e até 11 alto-falantes. Um destaque fica para os bandos dianteiros, que também podem ser rebatidos, virando quase uma cama.
Assim como outros elétricos chineses, o Aion RT recebe de série um sistema LiDAR com três radares, onze câmeras e um processador Nvidia Orin X, disponibilizando diversos recursos de auxílio ao condutor.
O sedã elétrico está disponível com duas configurações de tração. Ambos estão equipados com apenas um motor elétrico gerando 204 ou 224 cv de potência. Em qualquer uma das duas versões a velocidade máxima é fixada em 163 km/h. O torque não foi divulgado pela marca.
As baterias são, respectivamente, de 55,1 kWh e 68,1 kWh de capacidade, podendo rodar 520 km e 650 km com apenas uma carga no ciclo chinês CLTC. Elas são feitas pela CATL e podem ser carregadas de 10 a 80% em apenas 18 minutos.
O novo sedã elétrico e barato Aion parte na China de R$ 93.000 e vai até R$ 132.000 na versão topo de linha, preço inicial abaixo de um Chevrolet Onix Plus. Caso a empresa traga a submarca Aion para o Brasil, esses preços seriam muito superiores, chegando a passar da casa dos R$ 200.000.
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