Relâmpago: Revista em Casa por R$ 9,90

GAC Aion ES: sedã elétrico maior que Corolla será exclusivo para táxis, apps e locadoras

Sedã elétrico é maior que Corolla, Sentra e King, mas é tão simples que poderá custar o mesmo que um BYD Dolphin

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 Maio 2025, 10h43 - Publicado em 8 Maio 2025, 09h56
GAC-Aion-ES-EV-2025
 (GAC/Divulgação)
Continua após publicidade

A minivan elétrica Aion Y não será o único modelo com proposta diferente na gama de modelos da GAC Motor no Brasil. Com início das operações no Brasil marcado para 23 de maio, a fabricante chinesa também terá um sedã médio elétrico, mas que poucos poderão comprar.

Grande e simplório, o GAC Aion ES será exclusivo para vendas diretas e terá taxistas, motoristas de apps e locadoras como seu principal público. No entanto, suas características podem fazer com que este sedã elétrico tenha o mesmo preço de sedãs a combustão.

GAC-Aion-ES-EV-2025
(GAC/Divulgação)

O Aion ES tem 4,81 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,54 m de altura e bons 2,75 m de entre-eixos, sendo maior que os Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD King. Por outro lado, seu único motor tem 136 cv e 23 kgfm. A bateria de fosfato de ferro-lítio tem 55,2 kWh de capacidade, o que garante uma autonomia de 314 km no ciclo do Inmetro, uma vantagem de 23 km na comparação com o BYD Dolphin.

GAC-Aion-ES-EV-2025
Painel do GAC Aion ES (GAC/Divulgação)
Continua após a publicidade

Só que o GAC Aion ES é desses carros que são muito grandes, mas ao mesmo tempo simplórios. Do ponto de vista técnico, o motor está instalado na dianteira, o que o liberou para ter suspensão traseira com o eixo de torção tradicional, enquanto os outros sedãs médios (com exceção do BYD King) têm suspensão multilink.

Compartilhe essa matéria via:

Tem faróis e lanternas de led, sensor de chuva e luminosidade, rodas aro 17, bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado dual zone saídas de ar traseiras e bancos de vinil, o que é bom.

Continua após a publicidade
GAC-Aion-ES-EV-2025
(GAC/Divulgação)

Por outro lado, o quadro de instrumentos é convencional com uma telinha de 3,5 polegadas, a central multimídia tem oito polegadas e, pelo menos em outros mercados para onde é exportado, só tem dois airbags dianteiros e não tem sistemas ADAS.

Continua após a publicidade

É o tipo do carro que, se vier ao Brasil nesta configuração, tem potencial para fazer sucesso como táxi ou carro de aplicativo. No entanto, o Aion S Plus vendido na China é praticamente o mesmo carro e é mais completo, tem acabamento melhor, teto solar e telas maiores, que acabam ajudando a vender uma imagem de carro tecnológico.

GAC-Aion-s-plus-EV-2025
Painel do GAC Aion S Plus (GAC/Divulgação)

Na China, custa o equivalente a R$ 108.000 no câmbio atual. Mesmo com todos os encargos e taxas, não seria difícil vê-lo em sua configuração mais simples com preço ao redor dos R$ 150.000, bem abaixo dos R$ 199.990 pedidos hoje pelo Toyota Corolla Hybrid.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
ABRIL DAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.