GAC Aion ES é elétrico que pode ser mais barato que Corolla e King no Brasil
Sedã elétrico é enorme e tem até bancos elétricos, mas o desempenho poderá ser um tanto decepcionante
A GAC Motor está bem perto de iniciar a comercialização dos seus carros no Brasil. Serão três carros elétricos no começo, mas o que chama a atenção é a presença de um sedã entre eles. E ele pode ser uma carta na manga que as outras marcas chinesas que já estão no Brasil não têm.
Trata-se do GAC Aion ES, um sedã maior que os Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD King, mas que aposta justamente no espaço interno e para a bagagem antes de se importar com o desempenho. Seu único motor tem 136 cv e 23 kgfm e isso pode fazer seu preço ser equivalente ao dos sedãs a combustão.
Aion ES é seu nome para exportação. Na China, ele é vendido como Aion S Plus (porque o Aion S é o carro de entrada da marca) pelo equivalente a R$ 108.000 no câmbio atual. Mesmo com todos os encargos e taxas, não seria difícil vê-lo com preço ao redor dos R$ 170.000, bem abaixo dos R$ 199.990 pedidos hoje pelo Toyota Corolla Hybrid.
O Aion ES tem 4,81 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,54 m de altura e bons 2,75 m de entre-eixos. É bom que também sobra espaço no assoalho, onde está acomodada a bateria de fosfato de ferro-lítio com 55,2 kWh de capacidade. A autonomia no ciclo do Inmetro já foi divulgada: 314 km, uma vantagem de 23 km na comparação com o BYD Dolphin.
Só que o GAC Aion ES é desses carros que são muito grandes, mas ao mesmo tempo simplórios. Do ponto de vista técnico, o motor está instalado na dianteira, o que o liberou para ter suspensão traseira com o eixo de torção tradicional, enquanto os outros sedãs médios (com exceção do BYD King) têm suspensão multilink.
Tem faróis e lanternas de led, sensor de chuva e luminosidade, rodas aro 17, bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado dual zone saídas de ar traseiras e bancos de vinil, o que é bom.
Por outro lado, o quadro de instrumentos é convencional com uma telinha de 3,5 polegadas, a central multimídia tem oito polegadas e, pelo menos em outros mercados para onde é exportado, só tem dois airbags dianteiros e não tem sistemas ADAS.
É o tipo do carro que, se vier ao Brasil nesta configuração, tem potencial para fazer sucesso como táxi ou carro de aplicativo. No entanto, o Aion S Plus vendido na China é praticamente o mesmo carro e é mais completo, tem acabamento melhor, teto solar e telas maiores, que acabam ajudando a vender uma imagem de carro tecnológico.
As vendas da GAC no Brasil estão previstas para começar entre abril e junho, com o desembarque dos primeiros 300 carros. Além do Aion ES, os Aion Y Plus e Hyptec HT marcarão a estreia.
Os próximos passos da GAC no Brasil
A GAC já anunciou um investimento de quase R$ 6 bilhões no Brasil, onde pretende instalar uma fábrica e também um centro de desenvolvimento. Ainda lançará mais três carros híbridos no Brasil, além de um carro a combustão, ainda em 2025. QUATRO RODAS encontrou 11 modelos diferentes da marca no Brasil.
Embora seja desconhecida no Brasil, a GAC Motor está entre as maiores fabricantes de automóveis da China. Sua produção é, inclusive, maior que todo o mercado automotivo brasileiro: fabricaram 2,5 milhões de unidades em 2023 enquanto todas as marcas que atuam no Brasil venderam pouco mais de 2,1 milhões carros e comerciais leves no mesmo período.
Quem é a GAC Motor?
Algo que seria improvável em qualquer outro lugar do mundo acontece na China: a GAC é a única empresa no mundo que fabrica carros tanto para a Honda quanto para a Toyota, por meio de joint ventures. É um negócio e tanto, pois produziram 1,6 milhão de carros só para as fabricantes japonesas em 2023.
Na verdade, a GAC produziu mais Toyota do que carros das suas próprias marcas (GAC e AION) em 2023: 950.000 contra 886.500.
Os GAC-Toyota iA5 e GAC-Honda EA6 foram criados com base na mesma plataforma do Aion S Plus.
A GAC é estatal, foi fundada em 1955 e sua joint venture com a Peugeot nos anos 1980 foi uma das primeiras da China. Também já esteve associada à Mitsubishi, Isuzu e Fiat-Chrysler, e encerrou as marcas Gonow e Changfeng.
Mas a GAC Motor, focada em fabricar os próprios carros e autopeças, existe desde 2006. Ela atua no mercado doméstico com a marca Trumpchi, que surgiu em 2010 com o lançamento do Trumpchi GA5, um sedã baseado no projeto do Alfa Romeo 166. Hoje, está presente em muitos países da América Latina.
Rodovias de São Paulo recebem mais 32 novos radares nesta semana