GAC Aion ES é elétrico que pode ser mais barato que Corolla e King no Brasil
Sedã elétrico é enorme e tem até bancos elétricos, mas o desempenho poderá ser um tanto decepcionante

A GAC Motor está bem perto de iniciar a comercialização dos seus carros no Brasil. Serão três carros elétricos no começo, mas o que chama a atenção é a presença de um sedã entre eles. E ele pode ser uma carta na manga que as outras marcas chinesas que já estão no Brasil não têm.
Trata-se do GAC Aion ES, um sedã maior que os Toyota Corolla, Nissan Sentra e BYD King, mas que aposta justamente no espaço interno e para a bagagem antes de se importar com o desempenho. Seu único motor tem 136 cv e 23 kgfm e isso pode fazer seu preço ser equivalente ao dos sedãs a combustão.

Aion ES é seu nome para exportação. Na China, ele é vendido como Aion S Plus (porque o Aion S é o carro de entrada da marca) pelo equivalente a R$ 108.000 no câmbio atual. Mesmo com todos os encargos e taxas, não seria difícil vê-lo com preço ao redor dos R$ 170.000, bem abaixo dos R$ 199.990 pedidos hoje pelo Toyota Corolla Hybrid.
O Aion ES tem 4,81 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,54 m de altura e bons 2,75 m de entre-eixos. É bom que também sobra espaço no assoalho, onde está acomodada a bateria de fosfato de ferro-lítio com 55,2 kWh de capacidade. A autonomia no ciclo do Inmetro já foi divulgada: 314 km, uma vantagem de 23 km na comparação com o BYD Dolphin.

Só que o GAC Aion ES é desses carros que são muito grandes, mas ao mesmo tempo simplórios. Do ponto de vista técnico, o motor está instalado na dianteira, o que o liberou para ter suspensão traseira com o eixo de torção tradicional, enquanto os outros sedãs médios (com exceção do BYD King) têm suspensão multilink.
Tem faróis e lanternas de led, sensor de chuva e luminosidade, rodas aro 17, bancos dianteiros elétricos, ar-condicionado dual zone saídas de ar traseiras e bancos de vinil, o que é bom.

Por outro lado, o quadro de instrumentos é convencional com uma telinha de 3,5 polegadas, a central multimídia tem oito polegadas e, pelo menos em outros mercados para onde é exportado, só tem dois airbags dianteiros e não tem sistemas ADAS.
É o tipo do carro que, se vier ao Brasil nesta configuração, tem potencial para fazer sucesso como táxi ou carro de aplicativo. No entanto, o Aion S Plus vendido na China é praticamente o mesmo carro e é mais completo, tem acabamento melhor, teto solar e telas maiores, que acabam ajudando a vender uma imagem de carro tecnológico.

As vendas da GAC no Brasil estão previstas para começar entre abril e junho, com o desembarque dos primeiros 300 carros. Além do Aion ES, os Aion Y Plus e Hyptec HT marcarão a estreia.
Os próximos passos da GAC no Brasil
A GAC já anunciou um investimento de quase R$ 6 bilhões no Brasil, onde pretende instalar uma fábrica e também um centro de desenvolvimento. Ainda lançará mais três carros híbridos no Brasil, além de um carro a combustão, ainda em 2025. QUATRO RODAS encontrou 11 modelos diferentes da marca no Brasil.

Embora seja desconhecida no Brasil, a GAC Motor está entre as maiores fabricantes de automóveis da China. Sua produção é, inclusive, maior que todo o mercado automotivo brasileiro: fabricaram 2,5 milhões de unidades em 2023 enquanto todas as marcas que atuam no Brasil venderam pouco mais de 2,1 milhões carros e comerciais leves no mesmo período.
Quem é a GAC Motor?
Algo que seria improvável em qualquer outro lugar do mundo acontece na China: a GAC é a única empresa no mundo que fabrica carros tanto para a Honda quanto para a Toyota, por meio de joint ventures. É um negócio e tanto, pois produziram 1,6 milhão de carros só para as fabricantes japonesas em 2023.
Na verdade, a GAC produziu mais Toyota do que carros das suas próprias marcas (GAC e AION) em 2023: 950.000 contra 886.500.
Os GAC-Toyota iA5 e GAC-Honda EA6 foram criados com base na mesma plataforma do Aion S Plus.

A GAC é estatal, foi fundada em 1955 e sua joint venture com a Peugeot nos anos 1980 foi uma das primeiras da China. Também já esteve associada à Mitsubishi, Isuzu e Fiat-Chrysler, e encerrou as marcas Gonow e Changfeng.
Mas a GAC Motor, focada em fabricar os próprios carros e autopeças, existe desde 2006. Ela atua no mercado doméstico com a marca Trumpchi, que surgiu em 2010 com o lançamento do Trumpchi GA5, um sedã baseado no projeto do Alfa Romeo 166. Hoje, está presente em muitos países da América Latina.