Ford confirma Maverick Hybrid, Mach-E e Transit elétrico no Brasil em 2023
Ford terá primeira picape híbrida do Brasil, além de SUV do Mustang e furgão elétricos
Uma picape híbrida, um SUV elétrico e um furgão elétrico. A Ford anunciou alguns dos seus principais lançamentos no Brasil em 2023 focados na descarbonização dos carros da marca.
De uma só vez, a fabricante confirmou o lançamento da Ford Maverick Hybrid, do Mustang Mach-E e da E-Transit, versão elétrica do furgão que foi relançado no Brasil em novembro de 2021.
Quem estreia primeiro é a versão híbrida da Ford Maverick, ainda no início de 2023 e poderá se tornar a primeira picape híbrida do Brasil. Em vez do motor 2.0 Ecoboost e da tração 4×4, esta versão tem motor motor 2.5 de ciclo Atkinson de 164 cv e 21,4 kgfm de torque combinado com motor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm.
A potência total é de 193 cv (contra 253 cv da versão 2.0 Ecoboost). O câmbio é CVT e a tração dianteira. Além disso, com esses motores a picape tem suspensão dianteira McPherson e eixo de torção na traseira, em vez do conjunto Multilink.
Apesar disso, a Maverick Hybrid se destaca por média de consumo de 17 km/l e autonomia de 805 km nas medições dos Estados Unidos, onde a versão híbrida tem fila de espera desde o lançamento.
Em seguida será lançado no Brasil o Ford Mustang Mach-E. O “Mustang elétrico” é, na verdade, um SUV com traços de design inspirados no esportivo icônico. Tem, porém, diversas opções de mecânica e conjunto de baterias.
Enquanto a versão básica, Select, com 258 cv, 42 mkgf e tração traseira vai de 0 a 100 km/h em cerca de 6 segundos (a Ford não divulgou nenhum número exato de desempenho), a intermediária GT cumpre o mesmo em 4 segundos.
Há ainda o Mustang Mach-E GT Performance Edition, com os mesmos 487 cv do GT, mas capaz de alcançar os 100 km/h em cerca de 3 segundos. E é justamente essa versão que vem sendo flagrada no Brasil.
Quanto às baterias, há dois conjuntos. O menor tem 75,7 kWh de capacidade e o maior, 98,8 kWh. A autonomia varia de 337 km (com bateria pequena e tração integral) e 480 km (com 336 cv, tração traseira e a bateria de maior capacidade). O GT, por sua vez, alcança 378 km. Isso, no ciclo EPA utilizado nos Estados Unidos.
Nos veículos comerciais, a Ford E-Transit será uma opção de furgão elétrico para empresas que buscam eletrificar sua frota. A fabricante promete menor custo de manutenção, boa autonomia e sistema de carga rápida.
A E-Transit 350 tem motor traseiro de 269 cv e 43,8 kgfm, e autonomia de 202 km graças a uma bateria de 68 kWh. A fabricante não diz, porém, se a versão elétrica será importada da Turquia, dos Estados Unidos ou montada no Uruguai, como as demais versões vendidas no Brasil.
Em conversa com jornalistas no IAA Transportation, em Hannover, na última semana, o CEO da Ford Pro, Ted Cannis disse ser possível fabricar a versão elétrica nas instalações da Nordex, no Uruguai.
O diretor de veículos comerciais da Ford América do Sul, Guillermo Lastra, ainda complementou dizendo que, no caso de um veículo elétrico, é importante que se tenha volume. “Tudo dependerá do futuro, de como os clientes abraçarão a eletrificação”. Lastra também disse que a Ford avalia o lançamento da E-Transit Custom, uma versão menor, no Brasil.
Além destes modelos eletrificados, a nova geração da Ford Ranger também tem lançamento no Brasil confirmado para 2023.