No início do mês, a Fisker, montadora americana especializada em elétricos, apresentou uma enxurrada de modelos, que deverão ser lançados dentro de três anos. Entre eles, a picape elétrica Alaska — não confundir com a Renault Alaskan — chamou mais a atenção, principalmente pela promessa de ser uma opção mais barata à Ford F-150 Lightning e Rivian R1T.
Agora, a Fisker traz novas informações que nos dão um pouco mais noção sobre o que esta picape é capaz de fazer. A Fisker Alaskan terá duas versões com tamanhos diferentes de bateria: 75 kWh e 113 kWh, oferecendo 370 km a 547 km de alcance, respectivamente.
Não só isso, agora também sabemos que Alaskan poderá ir de 0 a 96 km/h (60 mph) entre 3,9 s e 7,2 s. É uma margem um pouco alta, mas a montadora explica que isso é uma estimativa baseada nas possibilidades mecânicas e nos testes realizados até agora, e está sujeita a alteração.
De qualquer modo, se alcançassem os números mais baixos, ela ficaria em pé de igualdade com suas duas principais rivais. A F-150 Lightning tem tempo de 0 a 100 de 4 s, enquanto a R1T leva apenas 3 s para chegar aos 100 km/h.
Essa margem alta também pode sugerir que a picape tenha versões com potências diferentes, da mesma forma que terá modelos com alcances diferentes. Até agora, ainda não foi dada qualquer informação sobre os motores da Alaska, nem mesmo se ela será exclusivamente 4X4 ou se existirá versão 4X2.
No mais, sabemos que a Fisker Alaskan será voltada para aventura e terá até alguns ‘truques de mágica’. Sua caçamba terá 1,37 m de comprimento, mas graças a “Porta Houdini”, que liberou acesso ao interior, o compartimento de carga pode chegar aos 2,80 m usando o espaço interno com os bancos abaixados.
A Fisker também faz outras promessas bem ousadas para sua picape, como dela ser a mais leve entre as elétricas, mais sustentável e até mesmo a mais barata, com preço projetado U$45.400 (aproximadamente R$ 226.200), antes dos incentivos fiscais. Porém, se nada disso der certo, pelo menos a montadora afirma que sua picape terá o maior porta-copos do mundo, além de um porta-chapéus para os cowboys modernos.
A previsão é que a produção da Fisker Alaska comece no primeiro quadrimestre de 2025. A picape será fabricada nos EUA e os clientes já podem reservar seus carros no site da marca pagando um sinal de U$ 250 para a primeira unidade e de mais U$ 100 na segunda.