A Fiat escolheu um formato diferente e, de certa forma, fraterno, para revelar o inédito 600e. O SUV do 500e apareceu de surpresa em um vídeo feito para o evento Not Alone, um encontro mundial sobre fraternidade humana, abertura e inclusão, realizado no último sábado (10), no Vaticano. O lançamento do 600e, porém, deverá acontecer no próximo mês de julho.
O grau de parentesco do SUV elétrico com o 500e é inquestionável já em um primeiro olhar. A dianteira tem a mesma configuração de faróis arredondados e divididos em dois pares, além do ressalto após o termino do capô com o nome “600” estampado, como ocorre no hatch.
As novidades ficam para maiores aberturas, que compensam a maior altura do 600e, e para uma extensão lateral nos faróis, que sugerem algo como cílios para os conjuntos de iluminação, que, de forma lúdica, seriam os olhos do modelo.
A lateral também segue os traços do 500e, assim como a traseira, com lanternas retangulares e volumes muito semelhantes aos do hatch. O interior herda as telas da central multimídia e do quadro de instrumentos do “irmão” menor, assim como o volante e a porção central na cor do veículo. As maçanetas internas são comuns, mas com acionamento elétrico.
Por ainda não ter sido lançado oficialmente, o novo 600e tem seu conjunto mecânico desconhecido. Mas, nem tanto, já que é possível que o modelo utilize a base do Jeep Avenger. Assim, o SUV da Fiat deverá compartilhar com ele suas motorizações. Uma delas, a única conhecida até agora para o Avenger, é a composta por um motor elétrico dianteiro com 156 cv e 26,5 kgfm e uma bateria de 54 kWh.
O Avenger terá ainda uma versão com dois motores, um em cada eixo, e, consequentemente, tração integral. Ele também terá versões a gasolina, com um motor 1.2 turbo de 100 cv, que poderá equipar o 600e (neste caso, sem o “e” no nome) em mercados selecionados da Europa.
Outro mistério fica para o posicionamento do 600e ou, mais especificamente, para suas versões a combustão na linha Fiat, já que o modelo não deverá aposentar o atual 500X, que é ligeiramente maior.