Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Última Semana: Revista em casa por 9,90

Fiat 500 elétrico poderá ter versão híbrida em inédito movimento inverso

A desaceleração nas vendas de elétricos tem feito as marcas repensarem suas estratégias: agora, a Fiat poderá converter seu 500 elétrico em híbrido

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 mar 2024, 13h01
Fiat 500 E
Fiat 500e (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Transformar veículos a combustão em elétricos tornou-se algo corriqueiro na indústria. O movimento inverso, porém, ainda não aconteceu. Mas, ao que tudo indica, a Fiat poderá ser pioneira ao converter o 500e, modelo nascido como elétrico, em um híbrido. O motivo? A desaceleração nas vendas dos elétricos, já percebida por diversas outras montadoras.

De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, a Fiat poderá dar um passo atrás na eletrificação adaptando um conjunto híbrido-leve no 500e. O motor seria o já conhecido 1.0 de três cilindros com 70 cv, auxiliado por um sistema elétrico de 12V usado no Panda.

500e Abarth
Na nova geração, até o esportivo Abarth é elétrico (Divulgação/Fiat)

É a mesma combinação do 500 de antiga geração, ainda à venda na Europa, mas que deverá ser descontinuado até julho deste ano por não atender às atuais normas de segurança europeias. Ele seguirá vivo, porém, na África, enquanto a motorização terá sua produção transferida da Polônia para a Argélia, estrategicamente mais adequado para a produção africana do subcompacto.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Sem o modelo emblemático em terras europeias, a Fiat estaria planejando, então, a conversão do modelo elétrico para híbrido-leve – que poderá ser produzido na mesma fábrica do elétrico, em Torino, na Itália.

Fiat 500
Fiat 500 de antiga geração ainda é vendido na Europa como híbrido-leve, e cederá conjunto para o irmão mais novo (Divulgação/Fiat)

Mas isso não deverá acontecer antes de 2026, já que há trabalhosos e demorados processos a serem feitos, justamente pelo movimento incomum e inverso ao que se viu até agora, mesmo que a plataforma seja compatível. Assim, haverá um grande espaço de tempo sem um Fiat 500 a combustão.

Continua após a publicidade

Dados da Data Force embasam a motivação para a “volta atrás”. Em 2023, mais de 104.000 Fiat 500 a combustão, da antiga geração, foram comercializados na Europa. Em contrapartida, foram 62.000 da geração mais nova, que é sempre elétrica.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.