Ferrari testa Xiaomi de 1.548 cv às vésperas de lançar seu carro elétrico
Ferrari Elettrica estreia em outubro e fabricante italiana vem testando o Xiaomi SU7 Ultra, da marca chinesa que já copiou um dos seus carros

Todo fabricante de carros busca analisar carros recém-lançados pelos seus concorrentes, seja em testes de rodagem ou desmpoontando-os por completo (é a chamada ‘engenharia reversa’). Mas o que chamou a atenção nos últimos dias foi o fato de a Ferrari ter comprado uma unidade do Xiaomi SU7 Ultra, que não rivaliza com nenhum dos supercarros da Ferrari, pelo menos por enquanto.
O carro chinês foi flagrado saindo da sede da Ferrari em Maranello, na Itália. Pintado na cor amarela, a mesma usada pela Xiaomi no lançamento do seu carro mais potente, este SU7 Ultra dificilmente passaria despercebido – ainda mais em um momento tão importante para a Ferrari.

Acontece que a Ferrari está trabalhando no desenvolvimento do seu primeiro carro elétrico, o Elettrica, que será apresentado em 9 de outubro. Os primeiros flagras sugerem que o carro terá linhas mais próximas de um grande hatch ou de uma perua, um carro com proposta mais familiar como a Purosangue. Mas ainda terá a missão de ser rápido.
A Ferrari pode entender de motores V6, V8 e, principalmente, dos V12 aspirados. No entanto, um carro elétrico representa a sua estreia em um território desconhecido. Os testes com o Xiaomi sugerem que ela está comparando o desempenho do seu supercarro com um chinês. E quem é que entende mais de carro elétrico se não os fabricantes chineses?

O interesse da Ferrari pode estar justamente nos motores elétricos de alto desempenho que equipam o SU7 Ultra. Ele tem três motores chamados, ironicamente, de “V8S” e que podem girar a até 27.200 rpm. No total, soma 1.548 cv e é acompanhado da promessa de chegar a 100 km/h em 1,97 segundo, ir de 0 a 200 km/h em 5,96 segundos e, de 0 a 300 km/h, em 15,07 segundos. A velocidade máxima é de 350 km/h.
O Xiaomi SU7 Ultra é, atualmente, o carro elétrico de produção em série mais rápido deNürburgring, com tempo de 7:04.957, melhor que o de um Porsche Taycan em 3 segundos.


Se por um lado a Ferrari domina o conhecimento sobre comportamento dinâmico e desempenho dos carros, seu interesse também pode estar em aspectos da plataforma elétrica e da gestão térmica em um carro elétrico quando é levado ao extremo.
A Xiaomi também não pode reclamar: o SUV elétrico da fabricante chinesa, chamado YU7, tem design muito semelhante ao da Ferrari Purosangue e o CEO da Xiaomi, Lei Jun, já foi visto dirigindo uma Purosangue original.