De tão luxuoso, o novo BMW i7 é um daqueles carros em que o dono costuma viajar no banco de trás. Dessa forma, QUATRO RODAS separou o teste do BMW mais caro do Brasil em duas partes. Nesse texto, avaliamos a vida de que viaja na segunda fileira. Mais adiante faremos o teste convencional do sedã elétrico, pondo à prova seus dois motores elétricos que totalizam 544 cv e 76,0 kgfm e a bateria que promete autonomia de 479 km.
Um teste diferente
Mais do que ter estagiários dedicados à função de ghost writers do seu LinkedIn, um sinal de absoluto sucesso na carreira profissional é ver um BMW i7, com motorista particular incluído, te esperando na porta de casa. A versão elétrica do Série 7 é o que há de mais luxuoso na marca alemã e, por tanto, seu preço bate R$ 1,3 milhão — é para pouquíssimos.
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS-3 Nem o Uber mais Black de todos chegará perto disso](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS-3.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Quem adquire essa espécie de limusine costuma ter semanas atoladas de reuniões e compromissos, sem tempo (nem vontade) para assumir o volante. Isso fica para os dias de folga, quando o CEO tira seus esportivos de coleção da garagem. É o típico carro onde o dono vai atrás, e mesmo os funcionários da BMW admitem que, ao verem-no pela primeira vez, esqueceram do volante e foram conferir os recursos da segunda fila. Dito isso, viajar como passageiro no i7 é um teste à parte.
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS O i7 xDrive60 tem dois motores elétricos, totalizando 544 cv e 76,0 kgfm. Autonomia é de 479 km](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Novo luxo
QUATRO RODAS inverteu os papéis, com o repórter esperando o carro em casa e rumando a um complexo gastronômico em São Roque (SP), onde também é possível chegar de helicóptero. Isso é um detalhe importante, pois a marca diz que um dos deslocamentos mais comuns feitos com seu novo elétrico é, justamente, para helipontos.
![bmw_i7_xdrive60_m_sport_73 Em todas as versões, só há espaço para dois passageiros atrás](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/bmw_i7_xdrive60_m_sport_73.jpeg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A pintura cinza do sedã não chama muita atenção, mas detalhes como os 5,4 m de comprimento e DRLs compostas por cristais Swarovski são sinais claros de luxo. A real noção disso, entretanto, só começa quando se aperta um discreto botão e a porta do passageiro se abre por completo, automaticamente.
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS-13 Cortinas elétricas escondem o interior](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS-13.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Só há dois assentos, uma vez que é inadmissível que o “patrão” tenha que raspar os ombros com algum ocupante no meio. Onde ficaria o quinto lugar, há um carregador de celular por indução embutido no porta-objetos e porta-copos retrátil. O entre-eixos de 3,2 m (tamanho de um carro subcompacto) foi definido muito com base no consumidor chinês, que adora sedãs gigantescos e estimulou a fabricante a vender globalmente o BMW i7 em tamanho generoso.
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS-8 Banco da direita é extensível](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS-8.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Todo o revestimento é feito com couro de carneiros da raça Merino, originados no sul de Portugal. Até a tosa dos animais é calculada, a fim de que a lã não cresça demais e seu peso cause estresse ao ovino. Em troca, tem-se um couro marrom que dispensa tintura: sem qualquer tratamento químico, ele é excepcionalmente sensível ao toque; também por isso, demanda manutenção frequente.
A lã dos Merino também é das melhores, mas a fabricante optou em estofar os bancos com pelos de cabra cashmere, criada em regiões montanhosas da Ásia Central. Através do seu terno de alfaiataria, é provável que o CEO nem perceba a diferença, mas aqui o storytelling importa.
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS-1 Ausência de tingimento preserva detalhes do couro](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS-1-1.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Por detalhes assim, um estudo da universidade de Metropolia, na Finlândia, chegou a destacar o i7 como um estranho no ninho: apesar de ser um BMW, tudo nele está mais próximo da Rolls-Royce, a “prima rica” do grupo automotivo. Nesse universo, o processo de venda também é próprio, e a ideia de um freguês chegar à concessionária para conhecer o carro beira o absurdo.
Quem compra a evolução elétrica do Série 7 provavelmente é cliente da BMW há anos, e conhece os detalhes do i7 desde que ele foi anunciado. É questão de pegar o telefone e chamar o assessor de confiança da marca, que iniciará os trâmites para a venda.
![BMW i7 xDrive60 Cannes Promoção do i7 é feita onde há glamour e circulam os multimilionários: não sentido em anunciá-lo na TV, por exemplo](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-Cannes-e1693432941852.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Dias antes do passeio, a marca também levou o modelo a um evento jornalístico que premiava grandes empresas: altos executivos e seus cônjuges estariam presentes e aproveitariam para ter um contato físico com a limusine antes de fechar negócio.
Por isso, você não verá propaganda do BMW i7 em quase nenhum lugar: sua grande ação promocional foi no festival de Cannes, onde a TV embutida (já falaremos dela) exibiu filmes inéditos. O alcance foi pequeno, mas calculado estrategicamente para mostrar que o carro é um objeto que pertence ao mundo do máximo glamour.
A caminho
Com a porta fechada automaticamente pelo botão interno, o passageiro passa o operar uma tela de 5,5” onde ficaria a maçaneta. Por ela, foi possível subir cortinas em todas as janelas, dando mais privacidade. Também deu para ativar a função Executive Package (de série no Brasil, mas opcional na Europa pelo equivalente a R$ 23.122).
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS-2 Obviamente, função é desativada se alguém estiver sentado no banco da frente](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Em segundos, o banco dianteiro esquerdo se recolheu rumo ao para-brisa e o assento de trás se transformou em uma espreguiçadeira com diferentes níveis de inclinação. Pela telinha, o ocupante ainda pode escolher a temperatura do banco, configurar sua zona de ar-condicionado (são quatro ao todo) e escolher entre oito tipos de massagem diferentes.
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS-9 Há uma tela em cada porta traseira, comandando até a inclinação do televisor de 31](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS-9.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Mas nada se compara a pressionar um ícone na tela para que uma televisão touchscreen de 31” e resolução 8K surja do teto, criando um cinema particular. O veículo tem conexão 5G com 20 Gb de dados mensais, que servem para acessar serviços de streaming.
![BMW i7 BMW i7](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/P90458222_The_new_BMW_i7_xDrive60._European_model_shown.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
No caminho, deu para assistir vídeos de QUATRO RODAS no YouTube, conferir lançamentos cinematográficos na Netflix e na Amazon Prime e, caso estivéssemos em fim de semana de corrida, poderíamos assistir à Fórmula 1 ao vivo, através do app da F1 TV. Também é possível conectar laptops à tela via HDMI e reproduzir o som apenas nos fones de ouvido, via Bluetooth.
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS-10 Além da resolução exuberante, é possível arrastar a imagem para que fique alinhada ao ocupante da esquerda ou direita](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS-10.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
A sugestão, todavia, é usar a TV para baixar o app Tidal, que reproduz músicas em qualidade muito superior ao Spotify e semelhantes. É assim que se extrai o máximo do sistema de 36 alto-falantes com 1.965 W e subwoofer embutido no banco traseiro. É certamente o melhor som automotivo já experimentado pelo repórter, e permite descobrir detalhes inéditos em hits clássicos.
![BMW i7 xDrive60 testado por QUATRO RODAS-11 Conexão 5G permite reprodução de conteúdo ao vivo, como corridas de Fórmula 1](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-xDrive60-testado-por-QUATRO-RODAS-11.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
É claro que o isolamento acústico excelente ajuda. A BMW submeteu o i7 a dinamômetros de rolo com diferentes superfícies, gradualmente eliminando todo tipo de ruído irritante que surgia.
Isso ajudou a definir a posição do par de motores elétricos, que também foram encapsulados acusticamente. As colunas do sedã ganharam espuma isolante, assim como bancos, teto e a parte de dentro dos pneus (tratamento equivalente foi dado aos vidros do habitáculo).
![BMW i7 Câmaras anecoicas realçaram pontos de ruído do i7, posteriormente isolados pela engenharia](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-e1693434325860.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os engenheiros obsessivos até incluíram revestimento em lã nas soleiras e caixas de rodas. E tudo isso funcionou: mesmo com o rádio em volume normal, o assessor de imprensa da BMW, que dirigia o i7, fazia sua explicação técnica em tom calmo, e era ouvido com total clareza por quem estava atrás.
O fim do passeio foi ao pôr-do-sol, permitindo explorar o jogo de luzes que inclui até fitas de led inseridas no vidro do teto solar. Também foi a hora de se dar conta que, apesar do péssimo asfalto brasileiro, a rigidez torcional elevada da carroceria e a suspensão adaptativa deram estabilidade digna de rodovias europeias, sem derramar uma gota da água no porta-copos.
![BMW i7 (2) BMW i7](https://beta-develop.quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2023/08/BMW-i7-2.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Os próprios executivos da marca ressaltam que, no caso do BMW i7, questões de conforto e comodidade importam mais ao comprador do que aspectos mecânicos. Considerando que em momento nenhum esse texto citou itens como os 545 cv, tração integral, aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 s ou sequer um detalhe da primeira fileira, dá para dizer que eles têm razão.