O novo Volvo EX30 foi apresentado na última semana como o novo SUV elétrico de entrada da fabricante sueca. Seu lançamento no Brasil está confirmado para o início de 2024. Porém, juntamente com o novo SUV 100% elétrico da Volvo, foi anunciado uma versão off-road, o EX30 Cross Coutry.
A Volvo tem uma história com modelos ‘Cross Country’ desde a década de 90, quando lançou o V70 Cross Country, e nunca deixou esse viés mais aventureiro para trás. Outros modelos, como os V40, V60 e V90 também tiveram versão crossover disponível.
Esta versão não tenta transformar o EX30 em uma máquina off-road, longe disso. Mas tem generosas porções de plástico por todo o carro que lhe dão uma aparência muito mais resistente. A versão elétrica crossover da marca vem com todas as proteções e especificações necessárias para este tipo de carro.
Entre os adereços estão placas antiderrapantes dianteiras e traseiras, que suportaram o veículo na hora de passar por percursos mais complexos, além de um rack de teto, rodas de 19 polegadas, além de rodas de 18 polegadas com pneus off-road opcionais.
Dentro da cabine, a versão off-road terá praticamente o mesmo painel e central multimídia, com volante multifuncional e tela de infoentretenimento vertical.
A Volvonão divulgou informações sobre o trem de força da versão Cross Country. Na versão regular, o EX30 é oferecido um único motor elétrico de 272 cv com autonomia de 344 km WLTP. Mas, por conta do foco off-road, é provável que essa versão possua um sistema diferente.
A Volvo possui uma configuração chamada ‘Twin Performance’, ou seja, com dois motores elétricos. É de se esperar que esse sistema seja introduzido nessa versão garantindo a tração integral.
Com dois motores elétricos do EX30 combinados, a versão Cross Country poderá produzir até 422 cv, podendo ir de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos. Desta forma, seria o Volvo de produção mais rápido e com uma autonomia estimada em 460 km WLTP.
O novo Volvo EX30 Cross Country estará disponível para encomenda a partir de 2024, mas para o modelo 2025 e não está previsto para o Brasil.